Uni, duni, tê. Qual óleo de cozinha escolher?

Óleo de soja, óleo de girassol, óleo de milho, óleo de coco, azeite de oliva. São tantos óleos para escolher que a hora de cozinhar não é uma tarefa fácil.
iStock
  • Publicado em: 24.08.2017

Óleo de soja, óleo de girassol, óleo de canola, óleo de milho, óleo de coco, azeite de oliva.  São tantos óleos para escolher que a hora de cozinhar não é uma tarefa fácil.

Com tantas opções, os pais ficam perdidos, pois é difícil saber quais óleos têm boa fonte de gordura. Por isso, o  nosso parceiro Gourmet Jr. tirou todas essas dúvidas com o nutricionista especialista em nutrição esportiva, obesidade e saúde, Vinicius Facciolli.

Confira!

Óleos de cozinha para evitar

Soja, girassol, milho e canola são os tipos de óleo que você deve ficar longe na hora de cozinhar. Eles se tornam tóxicos depois de aquecidos e podem provocar um processo inflamatório no corpo. As consequências são o aumento do colesterol ruim e do tecido adiposo (gordura).

Óleos de cozinha para investir: coco, gergelim, além da manteiga clarificada (ghee) ou mesmo a banha de porco, são boas fontes de gordura e quando aquecidas não se tornam tóxicas, além de ajudar no equilíbrio fisiológico (bom funcionamento de todos os sistemas do corpo).

Aposte no azeite

O azeite faz bem para a saúde . Por ter um ponto de fumaça alto (aquecer rapidamente), mesmo depois de quente, o azeite não faz mal, mantém as suas propriedades e pode ser usado para  cozinhar, refogar ou saltear os alimentos. Mas o extra-virgem, por ser mais ácido, pode perder alguns nutrientes se for para o fogo, o melhor é usar esse tipo em preparações já prontas (patês) ou frias (saladas).

Pode reutilizar o óleo?

Melhor evitar. Mesmo os do tipo que não fazem mal sofrem oxidação depois que são usados e podem ser perigosos, causando aumento do colesterol ruim, inflamações, risco de doenças cardiovasculares, hepáticas e estresse. É mais indicado usar um pouquinho só de óleo em cada preparação e, depois, descartar.

 

Resumo

Óleo de soja, óleo de girassol, óleo de milho, óleo de coco, azeite de oliva. São tantos óleos para escolher que a hora de cozinhar não é uma tarefa fácil.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail

Últimos posts