‘Mãos Aventureiras’: canal de histórias infantis em Libras

Para suprir a lacuna existente na internet de contação de histórias para crianças com limitações, a professora Carolina Hessel criou o "Mãos Aventureiras"

Da redação Publicado em 12.01.2018
Foto em preto e branco mostra um menino fazendo um sinal com as mãos.

Resumo

Segundo a idealizadora do projeto, Carolina Hessel, não há outro site que apresente histórias infantis em Libras no Brasil. Com atualização semanal, o objetivo é atingir escolas e inspirar professores a praticar uma educação mais inclusiva e acolhedora.

A internet é uma ferramenta importante para democratizar o acesso a conteúdos e, além disso, é um espaço que reúne diferentes assuntos e interesses. Disso ninguém duvida? Mas e as crianças que não escutam e não ouvem? Qual a oferta de histórias infantis em Libras?

Crianças com acesso à internet têm a possibilidade de escolher seus canais de preferência (considerando, é claro, a importância de um acompanhamento dos pais ou dos adultos responsáveis), mas ainda existem muitas exclusões. Deficientes auditivos ainda encontram barreiras, já que a linguagem em libras nem sempre é aplicada.

Pensando nisso, Carolina Hessel, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e uma das responsáveis pela disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Faculdade de Educação, criou o projeto Mãos Aventureiras. É um site e canal no YouTube onde ela conta histórias da literatura infantil em Libras.

Com atualização semanal, o desejo da professora é atingir escolas para surdos e também as que não têm necessidades específicas, afinal, o contato com a diversidade beneficia a todos.

“A internet é uma maneira barata e fácil de dar acesso para todos. Quero preencher esta lacuna para as crianças surdas e também enriquecer o acervo de histórias sinalizadas na internet”

Segundo Carolina,  no Brasil não há outro site que apresente literatura infantil variada em Libras. Outros sites, que são poucos, mostram apenas contos clássicos como Contos de Fadas, dos irmãos Grimm.

“Minha inspiração veio porque sempre gostei contar histórias em Libras com livros, desde que trabalhava nas escolas de surdos”, conta ela.

“Quero dar acesso à literatura infantil mais diversa e de qualidade para este público”

Cada história é escolhida de acordo com a época. Entre a lista de livros que já foram utilizados estão Adelia, de Jean-Claude Alphen (Prêmio Jabuti), Carona na Vassoura, de Julia Donaldson e Axel Scheffler, O presente do Saci, de Lalau & Laurabeatriz.

“Também conto histórias clássicas como “O sanduíche da Maricota”, de Avelino Guedes muito trabalhado na Educação Infantil”, revela.

Confira abaixo algumas delas, dê o play e divirta-se com os pequenos! 😉

 

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS