Carregando...

Sinusite em crianças: o que é, como prevenir e como tratar

Nebulização e lavagem nasal com soro morno são ótimas saídas para evitar a sinusite
Sinusite em crianças Istock
  • Publicado em: 11.09.2018
  • Atualização: 28.09.2018

Sinusite em crianças é uma das reclamações mais comuns nos consultórios de pediatria. Mas, o que é essa doença que causa tanto incômodo nas famílias?

É importante entender o que acontece com o corpo para poder tratar e prevenir. Diferente do que a maioria das pessoas pensam, a sinusite em crianças é bem diferente da sinusite que acomete os adultos.

Nas crianças, os principais sintomas são febre, catarro, coriza, tosse. Geralmente indicativos parecidos com os do resfriado, mas que evoluem para uma rinosinusite, com muita tosse e secreção. Com estas indicações a criança precisa ser levada ao pediatra e provavelmente vai tomar antibiótico.

Outra situação, é quando a criança está quase sarando na gripe, mas não para de tossir, principalmente à noite. “Ao deitar, a o secreção vai para a traqueia causando a tosse”, explica o pediatra Daniel Becker.

Mas, então como evitar?

O pediatra recomenda a lavagem nasal com soro morno e nebulização para hidratar a secreção. “Tudo que vai evitar a acumular a secreção vai ajudar. O catarro ou qualquer secreção no nosso organismo, precisa estar em fluxo. Qualquer coisa que estanca, infecta”, finaliza.

Assista ao vídeo completo

Leia também

10 respostas sobre o inverno, gripes, resfriados e alergias

Resumo

A sinusite em crianças é diferente daquela que acomete os adultos. O pediatra Daniel Becker explica o porquê e dá algumas dicas de como prevenir. Assista ao vídeo!
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp