Nordeste animado: 4 curtas que apresentam o sertão para crianças

Luiz Gonzaga, macaxeira, mandacaru, calango, solo rachado e sol escaldante. Do que é feito o sertão nordestino? Confira 4 animações infantis sobre o tema

Laboratório de Educação Publicado em 10.02.2020
Imagem de um cavalo correndo pelo sertão brasileiro
OUVIR

Resumo

O sertão brasileiro, sobretudo o nordestino, é muito mais que uma região geográfica, é um estilo de vida e um símbolo do patrimônio histórico e da identidade cultural do país. Nessas quatro animações infantis, diferentes representações do sertão para crianças.

Para apresentar o sertão, esse que é uma identidade cultural do Brasil, nosso parceiro Toda Criança Pode Aprender reuniu produções audiovisuais infantis que retratam esse símbolo do patrimônio brasileiro. São curtas animados que apresentam o sertão para as crianças, mas também os elementos que povoam o imaginário popular a respeito da sua existência, como a música, a literatura de cordel, a vida do povo sertanejo, a secura do solo, a vegetação repleta de mandacarus, a criação de gado, os cantos dos homens e mulheres da roça, os sotaques, as comidas e muito mais.

Em termos geográficos, o sertão é uma das sub-regiões do Nordeste brasileiro, caracterizado pelo clima semi-árido e paisagem quase desértica. Porém, há sertão brasileiro também em outros Estados, como o sertão de Minas Gerais, que engloba todo o curso do Rio São Francisco, além de outros pontos no centro e noroeste do Estado.

A ampla categorização do que seria afinal o sertão parece dar pistas do seu misticismo, pois até a origem de sua palavra é controversa – alguns dizem que ela deriva do termo angolano “muceltão”, que significa “lugar interior” -, além de suas exatas localizações e definições. Como diria o escritor Guimarães Rosa, o sertão fica mesmo é dentro gente.

Além de garantir diversão para as crianças, os filmes podem ser uma ferramenta pedagógica potente para apresentar o valor histórico e cultural do sertão para as crianças – uma narrativa de trabalho, migração, luta e resiliência.

Confira as produções abaixo e inspire-se a começar essa discussão ou em casa ou na escola.

Curtas sobre o sertão para crianças

  • ABC do Sertão

Nesse curta, do Cordão do Boitatá, o sotaque sertanejo é apresentado para as crianças por meio de uma das músicas mais conhecidas do cancioneiro popular do sertão, “Rei do Baião”, de Luiz Gonzaga. A composição brinca com as letras do alfabeto para ilustrar as particularidades do jeito de ser e viver das pessoas sertanejas, enquanto o filme representa tudo isso em imagens divertidas e educativas.

  • Calango Lengo – Morte e vida sem ver água

O filme, de Fernando Miller, conta a história de um pequeno calango perdido no sertão em busca de água. Desesperado, ele escapa da morte como em jogo de gato e rato. Nessa produção de 2008, Calango Lengo, nordestino, tem que cumprir seu destino, sem ter o que pôr no prato. Na seca não há outra sorte: viver fugindo da morte, como foge o rato do gato.

  • A saga da asa branca

Assim como Rei do Baião, “Asa Branca” também integra a coleção de músicas que poderiam contar sozinhas a história do povo sertanejo. Composta por Luiz Gonzaga em parceria com Humberto Teixeira, ela conta de forma poética as agruras de viver em tamanha secura. Considerada um hino nordestino, a música aqui é animada e narrada por Humberto Teixeira.

  • Josué e o pé de macaxeira

“João e o pé de feijão” é uma das fábulas infantis mais conhecidas, contadas e recontadas da literatura infantil. Aqui, a história ganha uma reinterpretação tipicamente brasileira, ambientada no sertão nordestino e protagonizada pelo homem sertanejo em suas diversas facetas. No lugar do feijão do conto original, aqui quem tem vez é a macaxeira, característica da região. O filme foi selecionado pelo Programa Petrobrás Cultural.

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS