Segundo a psicanalista Carol Lopes, o importante é manter o ritmo e a sequência de ações
A rotina é de vital importância para a vida das crianças, sendo fundamental para sua própria formação física e psicológica. Ao contrário do que pode parecer, a rotina liberta cuidador e criança. Entenda melhor com a psicóloga e psicanalista Carol Lopes!
Você já parou para analisar como o ciclo da natureza, o nosso corpo e nosso ritmo são capazes de organizar a nossa rotina?
Segundo a psicóloga e psicanalista Carol Lopes, estamos diretamente relacionados ao nascer do sol, ao decorrer do dia e chegada da noite. “Todas estas situações nos organizam e nos coloca em em movimento no mundo”, diz.
E os bebês, como é que se organizam? A psicanalista defende que o bebê é inserido neste mundo por meio da rotina.
A rotina para uma criança é como uma parede de uma casa. Ela sustenta, delimita, tranquiliza.
Para ela, é possível delimitar um cronograma mesmo para bebês muito pequenos. “A sensação de previsibilidade acalma o bebê”, defende.
Carol Lopes argumenta que a rotina é importante tanto para criança tanto para o cuidador pois, quando a criança que está inserida nesta lógica, ela se mostra mais calma, mais colaborativa e com mais vontade de aprender.
Por outro lado, o cuidador fica muito bem ao saber o que esperar da criança em cada momento. O importante é manter o ritmo e a sequência de ações, o que está diretamente ligada à segurança, à estrutura”, reitera.
Leia também
Comunicar erro