Carregando...

Jogo dos Balões trabalha a inteligência emocional da criança

O jogo trabalha a inteligência emocional da criança por meio da respiração
Jogo dos balões
  • Publicado em: 17.08.2017
  • Atualização: 15.05.2018
da Redação

Convidar os pequenos para brincar de jogo dos balões é uma ótima dica para aqueles momentos de ansiedade. O jogo trabalha a inteligência emocional da criança por meio da respiração. Além disso,  é também uma forma dos pequenos expressarem verbalmente suas angústias.

Pensando nisso, o Mãe com Prosa compartilhou uma brincadeira muito potente para desenvolver a inteligência emocional: o Jogo dos Balões. Para brincar, não é preciso muito, basta alguns balões e bexigas e uma criança (o ideal é que ela tenha 5 anos, ou mais).

Mãe e filha brincam com balões coloridos
iStock/Paolo Cipriani

Aprender e nomear os próprios sentimentos e emoções é fundamental para o desenvolvimento pleno das crianças.

A seguir, confira um passo a passo da Fernanda Farinelli para conduzir a brincadeira com os pequenos:

  • 1. Pegue um balão e peça para a criança enchê-lo até estourar. Se a criança é pequena e ainda não consegue encher sozinha, você mesma pode encher, mas peça que ela fique bem atenta ao que vai acontecer.
  • 2. Encha um outro balão, mas dessa vez controle a respiração para que ele não estoure. Quando o balão estiver com um tamanho bom, prenda a saída de ar com os dedos e, aos poucos, vá liberando o ar de dentro.
  • 3. Peça que a criança feche os olhos, imagine que é um balão e que respire profundamente.
  • 4. Converse sobre os momentos do dia a dia em que ela se sente cheia, a ponto de estourar como o primeiro balão, e pergunte o que ela faz para se acalmar.
  • 5. Esclareça a ela que, quando pensamos de forma equilibrada, somos capazes de expulsar os problemas lentamente, como acontece com o segundo balão.
  • 6. Encha mais um balão e, e dessa vez, dê um nó para que ele não esvazie. Proponha que criança mantenha o balão no ar, pelo maior tempo possível, por meio do sopro. Nessa etapa, também vale uma competição de quem consegue manter o balão no ar por mais tempo.
  • 7. Retome a conversa, questionando a criança sobre seus sentimentos e angústias enquanto mantinha o balão no ar.
  • 8. Use a criatividade e proponha outras etapas na brincadeira, como desenhar no balão algo que a desagrade ou que ela tenha medo, para depois estourá-lo de forma divertida. Aqui vale um abraço apertado com o balão no meio ou mesmo se sentar em cima dele!

Resumo

Convidar os pequenos para brincar do Jogo dos balões é uma ótima dica para aqueles momentos de ansiedade e irritação. Veja como fazer.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp