Receba no seu e-mail destaques da semana e agenda de eventos
COMPARTILHE TAMBÉM
Resumo
Convidar os pequenos para brincar do Jogo dos balões é uma ótima dica para aqueles momentos de ansiedade e irritação. Veja como fazer.
Convidar os pequenos para brincar de jogo dos balões é uma ótima dica para aqueles momentos de ansiedade. O jogo trabalha a inteligência emocional da criança por meio da respiração. Além disso, é também uma forma dos pequenos expressarem verbalmente suas angústias.
Pensando nisso, o Mãe com Prosa compartilhou uma brincadeira muito potente para desenvolver a inteligência emocional: o Jogo dos Balões. Para brincar, não é preciso muito, basta alguns balões e bexigas e uma criança (o ideal é que ela tenha 5 anos, ou mais).
iStock/Paolo Cipriani
Aprender e nomear os próprios sentimentos e emoções é fundamental para o desenvolvimento pleno das crianças.
A seguir, confira um passo a passo da Fernanda Farinelli para conduzir a brincadeira com os pequenos:
1. Pegue um balão e peça para a criança enchê-lo até estourar. Se a criança é pequena e ainda não consegue encher sozinha, você mesma pode encher, mas peça que ela fique bem atenta ao que vai acontecer.
2. Encha um outro balão, mas dessa vez controle a respiração para que ele não estoure. Quando o balão estiver com um tamanho bom, prenda a saída de ar com os dedos e, aos poucos, vá liberando o ar de dentro.
3. Peça que a criança feche os olhos, imagine que é um balão e que respire profundamente.
4. Converse sobre os momentos do dia a dia em que ela se sente cheia, a ponto de estourar como o primeiro balão, e pergunte o que ela faz para se acalmar.
5. Esclareça a ela que, quando pensamos de forma equilibrada, somos capazes de expulsar os problemas lentamente, como acontece com o segundo balão.
6. Encha mais um balão e, e dessa vez, dê um nó para que ele não esvazie. Proponha que criança mantenha o balão no ar, pelo maior tempo possível, por meio do sopro. Nessa etapa, também vale uma competição de quem consegue manter o balão no ar por mais tempo.
7. Retome a conversa, questionando a criança sobre seus sentimentos e angústias enquanto mantinha o balão no ar.
8. Use a criatividade e proponha outras etapas na brincadeira, como desenhar no balão algo que a desagrade ou que ela tenha medo, para depois estourá-lo de forma divertida. Aqui vale um abraço apertado com o balão no meio ou mesmo se sentar em cima dele!
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok