"Nós, negras, também precisamos nos enxergar nas histórias infantis", disse a mãe, que fez uma festa com o tema Preta de Neve.
"Nós, negras, também precisamos nos enxergar nas histórias infantis", disse a mãe, que fez uma festa com o tema Preta de Neve para
Nós, negras, precisamos nos enxergar nas histórias infantis, nos programas de televisão e capas de revistas. Acredito que colocar princesas da Disney negras é uma forma de empoderar as crianças, principalmente as meninas.
A fala acima é da bancária Andreia Lima da Silva, mãe da pequena Maria Luísa, a Malu. No último final de semana, Malu comemorou seu primeiro aniversário com o tema “Preta de Neve”.
A família, que mora em Arthur Alvim, zona leste da cidade de São Paulo, escolheu o conto de fadas como o tema da festa, mas pensavam nas contradições: ‘Como a Malu teria um festa da Branca de Neve sendo negra?”“. A mãe não pensou duas vezes: “Decidimos que faríamos como ‘Preta de Neve’, pois seria diferente e original. Mandamos fazer os bonecos e arte para impressão das etiquetas, pois não localizamos material pronto”.
Podia ser só mais uma festa original, porém, a festa da Malu simboliza uma questão maior: a representatividade. Ao mostrar para o mundo que a pequena escolhe princesas que podem se parecer com ela, há uma mensagem poderosa relacionada a autoestima e igualdade.
O resultado? Malu e todos os convidados adoraram! Confira as fotos e inspire-se.