Crianças com e sem deficiência podem aprender durante a quarentena com a ajuda de múltiplos recursos de acessibilidade
Materiais educativos com múltiplos recursos de acessibilidade ajudam crianças com ou sem deficiência a aprender brincando.
O Projeto Brincar, iniciativa que promove práticas pedagógicas para uma Educação Infantil inclusiva, disponibiliza materiais educativos acessíveis de forma on-line e para download, com múltiplos recursos de acessibilidade para crianças com e sem deficiência terem seu desenvolvimento estimulado por adultos responsáveis, em casa.
Para que as crianças aprendam durante a hora das refeições, um conjunto de materiais traz 60 nomes de alimentos, disponível também com os sinais correspondentes na Língua Brasileira de Sinais (Libras); para alunos que não têm o português como primeira língua, com traduções em espanhol, inglês, francês; e em Braille para crianças com deficiência visual.
O guia visa instruir educadores sobre como trabalhar com poesias em múltiplos formatos acessíveis de acordo com as diferentes necessidades das crianças do grupo e das distintas propostas pedagógicas. Quatro poemas do livro “A poesia das coisas”, de Silvana Tavano, foram transformados em vídeos acessíveis e também podem ser acessados aqui.
As atividades incentivam professores e famílias a estimularem o desenvolvimento das crianças a partir da experimentação, inventividade e exploração dos diferentes sentidos: tato, visão, olfato, paladar e audição. O material traz dicas de atividades que unem tinta guache, pincéis, plástico filme e meditação.
Comunicar erro
Desde 2017, o Projeto Brincar propõe a criação e experimentação de práticas pedagógicas inclusivas na Educação Infantil e incentiva a realização de brincadeiras que envolvam todas as crianças, com e sem deficiência. As ações do Brincar envolvem assessoria à gestão escolar, formação de educadores, acompanhamento pedagógico, produção de recursos pedagógicos acessíveis e ações de mobilização junto às comunidades escolares.