Só pedir desculpas resolve? Como se colocar no lugar do outro?

A proposta é de levar as crianças a compreenderem que suas ações têm consequências

Laboratório de Educação Publicado em 23.10.2018

Resumo

Além de pedir desculpas, que tal mudanças no comportamento para que as crianças encontrem soluções práticas e demonstrem preocupação e cuidado com o outro?

Será que existe outra palavra ou outro gesto, além de pedir desculpas que auxiliem as crianças a desenvolveram o senso de empatia e de cuidado com o outro? O Toda Criança Pode Aprender convida para esta reflexão.

Crianças que já frequentam a escola, ou mesmo quando se relacionam com outras crianças, sejam família ou amigos, geralmente se envolvem em situações em que são necessária a a mediação de um adulto.

Desde muito pequenos as crianças já são ensinadas sobre o poder desta expressão. Mas, será que a expressão, sozinha, significa que as crianças estão repensando suas atitudes?

Sugerir que refaçam um desenho que foi rasgado, oferecer apoio para o outro levantar, pegar um gelo ou saber se o amigo está se sentindo bem após uma trombada.

Isso não quer dizer que não devemos incentivar as crianças a pedirem desculpas. A proposta é de levar as crianças a compreenderem que suas ações têm consequências.

Mesmo que não tenha acontecido de propósito, é fundamental que chamemos para conversar as partes envolvidas no conflito, avaliando juntos o que pode ser feito naquele momento. Descrever a cena, retomando tudo o que aconteceu até o desencadeamento do problema ajuda os pequenos a construírem um novo panorama, a respeito dos motivos pelos quais aquilo não foi bacana e por isso deve ser revisto.

Confira aqui o texto completo

Leia mais

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS