Parto humanizado nada mais é que um atendimento focado em em garantir as escolhas da mulher e o bem-estar do bebê. É possível uma cesárea humanizada? Sim!
A recuperação é mais rápida? Tem contraindicação? Quanto mais informações você tiver, mais segura e confortável será a sua escolha.
Parto humanizado: eis um assunto cercado de mitos, preconceitos, tabus e receios muitas vezes infundados. “Será que isso é para mim?” e “E se eu não conseguir?” são algumas das perguntas que passam pela cabeça de muitas mulheres. Mas o fato é que ter um parto humanizado pode ser mais simples do que se imagina, até porque mesmo cesáreas podem ser feitas de modo humanizado. O importante é a mulher conhecer todas as suas opções e estar bem informada na hora de fazer a sua escolha, de acordo com aquilo que for mais confortável para ela e para o bebê.
O obstetra Alberto Guimarães, idealizador do programa Parto Sem Medo – série de consultas especiais com acompanhamento psicológico e médico, criada para incentivar o protagonismo da mulher no parto – desvenda, abaixo, os principais mitos que envolvem o assunto e explica que nem todo parto humanizado precisa ser feito à moda antiga, com doulas e/ou parteiras.
Antes de mais nada, é preciso ter em mente que “parto humanizado”é todo e qualquer atendimento em que o cuidado e a atenção são voltados exclusivamente à gestante e ao bebê, evitando intervenções desnecessárias e priorizando o afeto materno nas primeiras horas de vida.
Verdade. A recuperação do parto humanizado é melhor do que o habitual. Em geral, não é realizada a episiotomia (técnica de corte na região do períneo para facilitar saída do bebê) e, portanto, a parturiente consegue sentar de maneira mais fácil, além de levantar e tomar banho. E ainda consegue amamentar mais rapidamente;
Mito. Uma doula experiente torna-se “invisível” na sala de parto e garante que a mulher seja a protagonista absoluta do momento. A doula não tem nenhuma função clínica e sim, presta apoio emocional e físico à mulher;
Verdade. Muitos dizem que um Parto Humanizado é só aquele que se faz à moda antiga. Se trabalharmos o conceito de Parto Humanizado, a cesárea, desde que seja necessária, também pode ser realizada de forma humanizada. Deixar o marido acompanhar o procedimento e retirar aquele pano que separa a paciente do bebê, por exemplo, são medidas que podem ser tomadas em uma cesárea para deixá-la mais humana possível;
Mito. É indicado para todas as futuras mamães, desde que, durante o pré-natal e o acompanhamento da gestação, a mulher não tenha nenhum problema de saúde. Quando falamos em Parto Humanizado, a maioria das pessoas imagina que o método seja apenas um parto natural/normal. Uma cesariana com indicação obstétrica também pode ser humanizada, isto é, algumas práticas podem ser incorporadas no sentido de se respeitar o contato da pele entre a mãe e o neném, além de procedimentos como o corte tardio do cordão, que podem fazer toda a diferença depois do nascimento.
Comunicar erro