Veja 10 objetos de casa que viram brinquedos para as crianças

Graças à criatividade e à imaginação, lençol vira cabana, sofá vira forte, vassoura vira cavalo. Confira essas dicas para brincar muito com objetos caseiros
iStock
  • Publicado em: 24.01.2018

Uma das melhores coisas que podemos fazer na hora do brincar das crianças é deixá-las livres para explorar. Muito facilmente eles conseguem encontrar um jeito especial para descobrirem o mundo.

Com isso, desenvolvem habilidades motoras, cognitivas, sociais e emocionais que serão fundamentais para a vida adulta.

Pensando nisso, Patrícia Marinho, autora do nosso parceiro Tempojunto, pensou em uma lista de objetos que podem se transformar em brinquedos.

“Quando eu falo em livre para explorar, é realmente dar tempo para as crianças encontrarem o próprio jeito de brincar usando os objetos disponíveis. Lógico que um adulto não só pode como deve atuar como facilitador, especialmente de crianças pequenas, de zero a seis anos”,

Veja as sugestões e separe um tempo para transformar sua casa em uma grande brincadeira!

Rolo de cabelo

Também chamados de bob, os rolinhos de cabelo são ótimos para explorar texturas; é uma primeira brincadeira possível. Felipe, filho de Patrícia,  achou estranho no começo, mas depois resolveu testar e amou brincar com os bobs. Esta atividade sensorial pode ser feita já com três meses. Basta escolher um rolinho grande. Aprenda mais.

Garrafas sensoriais 

É muito simples de fazer. Basicamente, você reúne garrafas plásticas vazias e materiais de diferentes natureza que possam rechear essas garrafas. Como sugestão, é possível usar limpadores de cachimbo, pompons de tamanhos variados e lantejoulas coloridas. Além de corante de alimentos. Depois, encha as garrafas com esses materiais, cada uma com um elemento diferente.

Encontre um par 

Use seus sapatos como uma brincadeira. Embaralhe os pares de sapato e incentive seus filhos a encontrarem o par correto. Clique aqui e aprenda.

Latas

A brincadeira começa com o manuseio das latas. O natural é que elas acabem indo para no chão, num grande exercício de agacha e levanta que, por si só, já é um estímulo para a criança. Depois a brincadeira pode ficar mais sofisticada e vir acompanhada de uma atividade de empilhar as latas. O tempo todo a atividade pode vir acompanha de estímulos cognitivos, como contar junto com a criança quantas latas ela pegou e quantas ela empilhou, falar sobre a lata grande e a lata pequena, usar a expressão “pesado” para falar da lata cheia e ainda falar sobre as cores. Veja

Tampas de garrafa 

Você vai precisar de tampinhas, barbante, objeto perfurante, papel, fita mágica e canetinhas. A ideia é fazer um cordão que pode estimular as crianças por meio do som e da textura. Veja aqui.

Reprodução/Tempojunto

Brincar em casa também pode ser divertido quando a imaginação entra no jogo.

Pregador de roupa

Com esse item você pode fazer até mais que uma brincadeira! Veja algumas referências aqui e use a imaginação.

Potes plásticos 

Certamente você tem potes de plástico, tipo tupperware, na cozinha, não tem? Pois então, esses itens também funcionam super bem, especialmente com crianças pequenas. Faça uma brincadeira para descobrir a tampa certa, por exemplo! Mais exemplos aqui.

Sofá

Esse é fácil! Crie em pula-pula, uma dormitório especial, simule um acampamento. Se inspire neste link.

Lanterna

O escuro traz muitos desafios para a criança: apurar a visão, locomoção, noção espacial são alguns deles. Com a lanterna damos às crianças a possibilidade de resolver as situações que o escuro apresenta de uma forma diferente que simplesmente acender as luzes. Muito legal, não é? Veja alguns exemplos.

Lençol

Você conhece alguma criança que não goste de brincar de cabana? Dessas que você monta em casa jogando o lençol em cima de suas cadeiras, por exemplo? Pois é,  porque não dar uma incrementada na brincadeira? Clicando aqui,você aprende 10 jeitos diferentes de criar sua cabana em casa.

Resumo

Lençol, tampinhas de garrafa, lanterna, latas: tudo isso pode se transformar em uma grande brincadeira. Aprenda com as dicas do nosso parceiro Tempojunto.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail

Últimos posts