Saiba como trabalhar os 17 objetivos globais da ONU na sua escola

Material organizado pelo movimento Innovation Lab Schools está disponível, em português, para download gratuito

Da redação Publicado em 06.03.2020
Imagem de dois meninos negros ajudando um adultos a colher girassóis em uma área de horta.
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Resumo

O movimento Innovation Lab Schools, que oferece formação online para professore, desenvolveu o “Livro das Metas Globais”, disponível em português para download gratuito. O material apresenta ideias criativas para escolas, a partir do olhar dos objetivos globais da ONU.

Dos desastres ambientais às desigualdades de gêneros, são muitos os desafios da atualidade que chegam pelas notícias, diariamente. E se os adultos são afetados pelas crises globais, as consequências para crianças e adolescentes são ainda mais intensas. Diante disso, será que saber da existência desses problemas é suficiente? Como pensar sobre a dimensão deles e buscar revertê-los, atuando em espaços do cotidiano, como as escolas?

Muitas organizações ao redor do mundo estão buscado respostas criativas para essas questões, incentivando cada vez mais o engajamento de diversos países e instituições no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, uma agenda proposta pela organização para equilibrar a prosperidade humana com a proteção do planeta, com orientações de atuação até 2030. É o caso do movimento Innovation Lab Schools, que desenvolveu o “Livro das Metas Globais”, disponível em português para download gratuito.

Para acessar, é preciso cadastrar nome, e-mail, escolher um idioma (language), responder se irá usar o livro em sua escola e enviar (submit). Depois do procedimento, basta clicar em download.

Além de explicar o que são os 17 ODS e suas respectivas metas até 2030, o material apresenta ideias práticas, que incorporam design thinking, investigação, inovação e tecnologias voltadas para projetos que podem ser desenvolvidos nas escolas. O documento também oferece algumas dicas de leitura para inspirar a prática de professores e transformar espaços de aprendizagem, estimulando o protagonismo dos estudantes em sala de aula.

Quais são os 17 Objetivos Globais da ONU?

  • 1 – Acabar com a pobreza
  • 2 – Fome Zero
  • 3 – Saúde e Bem-Estar
  • 4 – Educação de Qualidade
  • 5 – Igualdade de Gênero
  • 6 – Água Limpa e Saneamento
  • 7 – Energia Acessível e Limpa
  • 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico
  • 9 – Industria Inovação e Infraestrutura
  • 10 – Redução das Desigualdades
  • 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis
  • 12 – Consumo e Produção Responsáveis
  • 13 – Ação contra Mudança Global do Clima
  • 14 – Vida na água
  • 15 – Vida terrestre
  • 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes
  • 17 – Parcerias e Meios de Implementação

A ONU permite acompanhar o desenvolvimento dos ODS a partir de indicadores disponíveis para cada item.

Criatividade para ensinar

O livro, desenvolvido por uma equipe de profissionais reconhecidos na área da educação, pode ser entendido como uma conversa inicial com as escolas. A edição foi realizada pela pesquisadora Jennifer Williams e pelo educador belga Koen Timmers,  apontando pelo Nobel da Educação (Global Teacher Prize) como um dos 10 melhores professores do mundo, por seu projeto para levar educação para mil crianças e jovens refugiados no campo de Kakuma, no Quênia.

Não é à toa que os projetos apresentados busquem ideias inovadoras para atuar sobre os Objetivos Globais da ONU. Um dos exemplos apresentados no livro tem autoria do professor brasileiro Francisco Tupy, especialista em aplicação de jogos digitais na educação. Ele mostra como unir a tecnologia aos ODS, especialmente à meta de disponibilizar água limpa e saneamento para cidades e comunidades, usando o jogo Minecraft na construção de uma estação de tratamento de água.

“As formas tradicionais de aprendizado são relegadas a habilidades mecânicas que não contribuem para o desenvolvimento de personalidade. Quando os modelos de instrução cultivam um espaço que permite a prática da empatia e incentivam o desenvolvimento socioemocional, se torna provável a conexão entre alunos, colegas, meio-ambiente e à comunidade. Essa conexão motiva os jovens a agirem sobre as causas de preocupação, sejam locais ou globais; questões como pobreza, mudança climática e comunidades sustentáveis”, aponta o material.

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