O potencial do audiovisual em aplicativo para educadores

Por meio da tecnologia audiovisual, o app Caixa de Inspirações busca auxiliar educadores com os desafios da educação remota
iStock/arte Lunetas
  • Publicado em: 14.09.2020
da Redação

Em contexto de pandemia, no qual professores e alunos tiveram seu cotidiano presencial transferido para telas de celular ou computador, lecionar se transformou em um desafio ainda maior. Adaptar um sistema que exige presença física para uma nova realidade baseada no distanciamento tem diversas implicações, mas algumas iniciativas tornam este processo menos penoso e solitário: o aplicativo Caixa de Inspirações busca transformar a tecnologia audiovisual em aliada da educação em tempos de isolamento domiciliar.

Materiais de apoio, trilhas de aprendizagem digital, mentorias especializadas, aprimoramento de habilidades voltadas à educação remota e outras ferramentas que buscam auxiliar o processo educativo no cenário digital estão presentes no aplicativo. 

Duas categorias compõem a maior parte do conteúdo do aplicativo: o “Programa de Apoio em Educação Audiovisual”, trazendo workshops e semanas temáticas com rodas de conversa, reflexões e materiais de apoio; e “Mentorias”, em que encontros com especialistas são agendados a preços promocionais, combinados diretamente com a equipe. O app também oferece uma seção de contato, onde o usuário pode visitar o site do projeto, mandar um e-mail ou telefonar.

A EMEIF Maria Bezerra da Silva, em Zabelê (PB), foi uma das selecionadas do laboratório experimental do projeto. Os estudantes decidiram replantar as árvores da pracinha onde viveram a sua infância e assim conscientizar as pessoas da cidade sobre a importância de cuidar da natureza. A iniciativa foi registrada em vídeo que deu origem a uma série de filmes-carta. Veja o resultado:

Para acessar o Caixa de Inspirações, você deve preencher um formulário no site Caixa de Inspirações, adicionar o atalho do aplicativo na área de trabalho do seu celular e realizar seu cadastro no app.

Os responsáveis pelo Caixa de Inspirações fazem parte da Semente Cinematográfica – startup de impacto social voltada para a pesquisa e o desenvolvimento de práticas educacionais por meio do uso de tecnologia e arte -, o Núcleo de Educação Transformadora da Paraíba e a Rede Kino (Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual).

Resumo

Por meio da tecnologia audiovisual, o aplicativo Caixa de Inspirações busca auxiliar educadores nos desafios da educação remota.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail