Carregando...

É natural: mães negras posam para foto amamentando ao ar livre

"Eu faço leite achocolatado. Qual é o seu superpoder?"
  • Publicado em: 12.12.2017
  • Atualização: 11.07.2018
da Redação

Amamentar em público ainda é um tabu no Brasil e no mundo – infelizmente, não faltam exemplos e até pesquisas que comprovam isso. Mas essa realidade nunca impediu que mães se manifestassem pelo direito de alimentar suas filhas e filhos onde for necessário.

Exatamente por isso, uma foto potente viralizou na internet e ganhou destaque na imprensa: nove mulheres negras amamentando ao ar livre. Inspirada em imagens de deusas, as mães aparecem com roupas pretas e coroas douradas. A imagem é pura altivez, cuidado e amor.

Todas são moradoras de Birmingham, no Alabama (EUA), e o grupo se formou após o chamado de uma delas via Facebook. Por meio de um post, Angel Warren convidou mulheres negras lactantes para um registro fotográfico durante o movimento anual Black Breastfeeding Week (Semana da Amamentação Preta/tradução livre), que aconteceu em agosto. Já no quinto ano, o objetivo da ação é quebrar tabus e incentivar mulheres negras.

Após o encontro, as participantes tornaram-se amigas e decidiram criar um grupo de apoio. Foi assim que nasceu o Chocolate Milk Mommies (Mamães de Leite Achocolatado, em tradução livre).“Amamentar é uma escolha da mãe. Não é sujo, nem vergonhoso e deve ser feito de uma maneira que reflita o conforto da mamãe e do bebê”, diz a descrição da página no Instagram. 

De acordo com o Centers for Disease Control and Prevention (Centro para o Controle e Prevenção de Doenças/tradução livre), as mulheres negras precisam de apoio mais direcionado para incentivar a amamentação. Clique aqui caso queira se aprofundar no assunto – o conteúdo está em inglês.

Créditos: Reprodução/instagram.com/hc_incorporated
Nove mães do Alabama (EUA) se reuniram para incentivar a amamentação em suas comunidades

Em entrevista para o portal Yahoo LifestyleCharity Moore, 26, que é uma das fotografadas, conta que a ideia é transmitir o quanto amamentar é natural. “Usamos coroas para lembrarmos que somos rainhas e para nos apoiarmos. Escolhemos nos juntar para normalizar a amamentação. E nunca será “normal” sem que seja visto”. 

Este é o segundo ensaio fotográfico do grupo até então e foi realizado pela fotógrafa Lakisha Cohill. Em sua página do Instagram, a legenda na publicação diz: “Eu faço leite achocolatado. Qual é o seu superpoder?”. 

 

Resumo

Uma foto potente viralizou na internet e ganhou destaque na imprensa: nove mulheres negras amamentando ao ar livre.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp