Antes de serem Escolas Transformadoras, foram escolas que toparam se transformar”, disse Raquel Franzim, assessora pedagógica do projeto
“Antes de serem Escolas Transformadoras, foram escolas que toparam se transformar”, disse Raquel Franzim, assessora pedagógica no Instituto Alana.
Em 2017 foi lançado o livro “O ser e o agir transformador – para mudar a conversa sobre educação”, uma publicação do programa Escolas Transformadoras, correalizado pelo Insituto Alana. A obra cria um diálogo sobre quais são os desafios, motivações e caminhos encontrados pelas escolas na formação de pessoas transformadoras e na transformação da sociedade.
Essa narrativa é construída por estudantes, educadores, familiares, secretários de educação e especialistas em educação das primeiras 15 escolas reconhecidas pelo programa no Brasil.
Agora, o conteúdo também está disponível na versão e-book. O formato permite a leitura confortável e inclusiva em dispositivos móveis, como celulares, tablets e eReaders.
Mais fácil e rápido para acessar, o conteúdo se adapta a diferentes dispositivos
As pesquisas, entrevistas e construção de conteúdos retratam, por meio de histórias, as experiências das escolas que são consideradas transformadoras. Um dos intuitos é compartilhar como elas trabalharam para se tornarem referências em educação em suas comunidades e no país.
De acordo com Raquel Franzim, assessora Pedagógica no Instituto Alana, a educação é uma das principais ferramentas para formar pessoas com esse olhar apurado para a solução de problemas e para transformar a sociedade.
Para ela, um dos diferenciais dessas escolas são seus currículos: vivos, críticos e diversos.
“Antes de serem Escolas Transformadoras, foram escolas que toparam se transformar”, disse Raquel. “E continuam se transformando, a despeito dos desafios”
O livro também está disponível para ser lido em espanhol e em inglês. Veja abaixo quais são as formas para acessa-lo via e-book.