Carregando...

Lancheira volta às aulas: três receitas para turbinar a imunidade

O Gourmet Jr. dá dicas para montar uma lancheira anti-resfriados.
Lancheira volta às aulas Istock
  • Publicado em: 01.08.2018
  • Atualização: 07.08.2018

O momento de volta às aulas, combinado com o inverno, pode acabar aumentando os casos de resfriados e coriza da criançada. O Gourmet Jr. conversou com a nutricionista Priscila Maximinino para saber quais os alimentos que aumentam a imunidade e que vão deixar a lancheira e o corpinho dos pequenos turbinados!

  • Alaranjados: cenoura, manga e abóbora são ricas em vitamina A que auxilia a regeneração das mucosas, a primeira barreira contra dos os vírus e bactérias que entram pelas vias aéreas, além de dar uma força para o nosso sistema imunológico e aumentar a resistência às infecções.
  • Frutas ricas em vitamina C: laranja, goiaba, acerola, kiwi. Além de serem antioxidantes e ajudarem a destruir os radicais livres que atrapalham o bom funcionamento das células, elas também melhoram a imunidade. Importante: ofereça sempre as frutas in natura, sem adição de açúcares.
  • Iogurte natural: tem bactérias “do bem” que se instalam no intestino fortalecendo os sistemas de defesas. Pode ser consumido puro, com frutas da estação ou batido com leite.
  • Cereais integrais: ricos em vitaminas do complexo B, o arroz integral pode ser oferecido no almoço e no jantar, enquanto a aveia pode fazer parte das vitaminas com frutas, papinhas ou para engrossar molhos e patês.
  • Sol: Opa! Ele não é um alimento, mas é importantíssimo que a criança fique exposta a luz solar (até as 10h e depois das 16h) para “fabricar” a vitamina D na pele. Há diversos estudos que comprovam que a atividade dessa vitamina fortalece o sistema imunológico dos pequenos.

Aproveitando essas orientações, Camila Verdeja, criadora do Gourmet Jr., selecionou duas receitas nutritivas para o recreio. Ela também indica a utilização de garrafa e lancheira térmicas para conservar o lanche até a hora do intervalo.

Muffin de cenoura

Dificuldade: fácil
Preparação: 15 minutos
Tempo de cozimento: 30 min
Porções: 12 muffins

Ingredientes

1 xícara farinha de trigo;
1/2 xícara aveia em flocos;
2 xícara cenoura cozida e amassada com o garfo;
1/4 xícara azeite de oliva;
1/4 xícara de leite;
2 ovos;
1/2 cebola picada;
1 xícara ricota;
1/2 xícara queijo parmesão ralado;
orégano ou ervas finas a gosto;
sal e pimenta a gosto;
1 colher (chá)  fermento em pó

Modo de preparo

Em uma tigela, amasse a ricota com um garfo, acrescente o orégano, tempere com sal e pimenta e reserve.Bata no liquidificador os demais ingredientes. Misture a massa com a ricota temperada.Unte as forminhas de muffin com manteiga e farinha de trigo. Leve ao forno pré-aquecido a 180º. Asse por 30 minutos ou até os bolinhos ficarem dourados. Retire do forno, deixe esfriar um pouquinho e desenforme.

Smoothie de laranja, banana e mamão

Dificuldade: muito fácil
Preparação: 5 minutos
Porções: 3 copos

Ingredientes

1 banana
1/2 mamão papaia
1 copo (200ml) de suco de laranja
1 copo (200ml) de iogurte natural

Modo de preparo

Coloque os ingredientes no liquidificador e bata. Se preferir, coloque algumas pedrinhas de gelo.

Resumo

Volta às aulas + inverno = resfriados! Mas nem sempre precisa ser assim. Confira dicas de alimentos que aumentam a imunidade.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp