O ImaginaC busca conectar e aproximar comunidades, famílias e escolas em torno das crianças na busca de uma vida melhor
Mais do que um jogo, o ImaginaC é um conjunto de ferramentas para as famílias, escolas e empresas se organizarem em torno de soluções para um mundo melhor.
“Quando a violência deixa de dominar uma rua da cidade e dá espaço para crianças brincarem nela, é porque uma grande força entrou em cena. E não foi a polícia”. É o que defende Nayana Bretas.
Nayana é socióloga, com especialização na relação entre as crianças e a melhoria da vida nas cidades, e fundadora do ImaginaC. “A partir do olhar solidário e generoso das crianças, de seus sonhos e da imaginação única que possuem, surge um poder enorme de transformação e melhoria de nossas vidas”, diz Nayana.
“O problema é que ninguém escuta as crianças, e é isso que pretendo mudar lançando o ImaginaC”
O ImaginaC busca conectar e aproximar comunidades, famílias e escolas em torno das crianças na busca de uma vida melhor. Com a ajuda de um aplicativo de celular proprietário, jogos para as escolas e famílias, programas de intercâmbio familiar e de cidades, além de uma agenda de comunicação positiva e de diálogo com o poder público, o programa é fruto de uma metodologia testada com sucesso em campo – no caso, o Glicério, bairro tradicionalmente violento do centro de São Paulo, que teve sua realidade mudada após a passagem do programa.
Inicialmente com foco em escolas públicas e privadas, crianças e adultos serão convidados a descobrir, sentir e imaginar as cidades
A proposta é levantar problemas, apontar soluções e se organizar em grupos para resolvê-los, com apoio de empresas e parceiros. Tudo isto, feito de forma muito divertida, leve e que aguce nosso espírito de coletividade, de visão global, valorizando as crianças como atores sociais e cidadãs, trazendo uma noção mais realista do mundo.
As escolas terão acesso a um jogo com brincadeiras que vão desde “Descobrir a Cidade”, convidando as crianças a buscarem por 67 itens inusitados pela cidade, a criação de criaturas fantásticas com poderes de melhorar a cidade que depois serão concretizados junto a apoiadores e financiadores. O programa, como diz a participante Thifanny Rodrigues, de 10 anos de idade, “não é só de brincadeira: é uma parte da nossa infância, que ajuda a gente a ficar mais disposta… é participar mais das coisas, gostar mais de escola, de estudar, da família”.
Saiba mais sobre o ImaginaC.
Comunicar erro