"Deu o tablet por um minuto de paz": confira a brincadeira do blog Potencial Gestante
Para aliviar o stress de nunca saber se tomou a decisão certa na criação dos filhos, site cria "bingo da culpa materna" e chama a atenção para a culpabilização.
Culpa, maternidade e paternidade: por mais que os pais e mães se empoderem, informem-se e contem com uma grande rede de apoio, essas três palavrinhas andam de mãos dadas a partir do momento em que nasce um bebê.
E, se a culpa existe, que tal naturalizar esse sentimento tão comum às famílias com uma brincadeira saudável?
Com essa proposta, o site Potencial Gestante criou um jogo diferente: o bingo da culpa materna. Tudo não passa de uma grande brincadeira, mas é muito fácil se identificar. Entre as pedrinhas criadas, estão:
“Deu o tablet por um minuto de paz”
“Desmamou antes de um ano”
“Fingiu que estava dormindo para o parceiro pegar o bebê”
Porém, colocando o senso de humor de lado, este bingo faz-de-conta levanta uma questão muito maior: a culpabilização das mães. Assuntos como criança e tecnologia, desfralde, desmame, escolha do parto, alimentação, alfabetização e escolarização aparecem todos os dias aqui no Lunetas, e suas complexidades podem assombrar a vida de uma mãe e de um pai.
Porém, informação é o mais importante para que cada família se empodere e tome as decisões que melhor lhe couber, afinal, cada uma tem suas próprias condições, limitações e contextos totalmente diferentes.
Mas, para espantar a culpa, é importante não perder de vista que a criação de uma criança não possui receita certa nem respostas únicas ou verdades absolutas. O que não pode faltar – mesmo – é afeto, segurança e apoio.
Comunicar erro