Palavra é brinquedo: 10 motivos para ler poemas com as crianças

Poemas possibilitam a construção de imagens, jogos de associações de palavras e metáforas, desenvolvendo um olhar curioso sobre o mundo

A Taba Publicado em 03.06.2016
Sentados numa sala com brinquedos espalhados pelo chão, um pai e um bebês leem um livro. No sofá ao lado, a mãe também lê um livro.

Resumo

Assim como as histórias de ficção e os contos, a poesia pode entrar da vida das crianças desde a primeiríssima infância, pois ajuda a criar vínculos afetivos e cria repertório cultural desde cedo.

Ler para e com crianças é de extrema importância. Os pequenos que são habituados a ler ou ouvir histórias contadas pelos pais desde cedo têm tendência a se tornarem bons leitores no futuro. A leitura estimula a imaginação, a linguagem e a capacidade de compreensão de toda criança, despertando curiosidades e descobertas. E a literatura infantil pode ser uma porta de entrada para a compreensão de assuntos difíceis.

Além de livros de histórias e contos, ler poemas também pode fazer parte da rotina infantil, já que a poesia ajuda as crianças a descobrirem formas, sons e interpretações de diversas palavras.

Image

iStock/Arte Lunetas

Ampliar repertório cultural, conhecer metáforas e outras figuras de linguagem,, se encantar com a sonoridade das palavras: tudo isso acontece na leitura de poemas com as crianças.

Para incentivar os pais, cuidadores e professores a apresentarem o mundo da poesia para os pequenos, nosso parceiro A Taba reuniu 10 motivos pelos quais esse tipo de leitura é considerada uma ferramenta potente para o desenvolvimento. Confira:

  • 1 – A poesia contribui para a formação do imaginário, do jogo simbólico e da criatividade.
  • 2 – Poemas expressam a beleza por meio da linguagem literária.
  • 3 – Os poemas contribuem para o desenvolvimento da sensibilidade estética, construindo uma ponte entre a criança, o mundo real e o simbólico.
  • 4 – A presença da sonoridade nesse tipo de texto, construída por meio das rimas e repetições, por exemplo, torna a recitação de poemas uma atividade de prazer para os pequenos.
  • 5 – Ouvir e recitar poemas ajuda na percepção da melodia da linguagem. Poesia e música andam juntas e, por isso, apreciar boas canções pode ser um ótimo caminho para aproximar os leitores da linguagem poética.
  • 6 – Poemas possibilitam a construção de imagens, jogos de associações de palavras e metáforas, desenvolvendo um olhar curioso sobre o mundo.
  • 7 – A leitura desses textos obriga o leitor a refletir sobre a melodia, a cadência e as pausas na construção de sentido, ajudando-o a dominar ritmos fundamentais, como o da respiração, por exemplo.
  • 8 – Poemas exploram de maneira inteligente a disposição da palavra no espaço do papel. Neles, os leitores podem aprender que nos textos literários não só conteúdo, mas também a forma tem muito a dizer.
  • 9 – A leitura em voz alta de poemas desenvolve a atenção a aspectos da oralidade (entonação, acentuação e ritmo) que são fundamentais nas situações de uso da fala em público.
  • 10 – Ler poemas pode ser uma ótima oportunidade de mostrar às crianças que as palavras são como brinquedos.
Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS