Ensinar a costurar favorece a paciência e o foco das crianças

Por meio da costura, a criança pode passar a compreender como as roupas são feitas, quanto tempo demora e qual é o esforço envolvido

Laboratório de Educação Publicado em 12.03.2019 Atualizado em 31.08.2022
Foto de um menino com uma máquina de costura, a mão dele está em cima do pano verde fazendo a costura
OUVIR

Resumo

A partir do aprendizado da costura, a criança ganha perspectiva sobre o que é remendar com as próprias mãos.

Brincar é a linguagem da linguagem, falamos com frequência no Lunetas sobre a potência do lúdico para desenvolver habilidades cognitivas, emocionais e sociais. Nesse sentido, atividades manuais podem ser também brinquedo, do tipo que oferece às crianças a possibilidade de se conectar com fazeres de outros tempos. Por isso, nosso parceiro Toda criança pode aprender aborda a importância de aprender a arte da costura ainda na infância. Por que, afinal, ensinar as crianças a costurar?

“No mundo contemporâneo, apesar de as pessoas comprarem roupas em loja em vez de costurá-las, o hábito da costura é uma habilidade que vai muito além de saber fazer bainha. Trata-se de uma atividade que exercita a criatividade e a chamada coordenação motora fina, que é a capacidade de realizar tarefas delicadas e precisas com as mãos”, diz o texto.

A partir do aprendizado da costura, a criança ganha perspectiva sobre o que é remendar com as próprias mãos. Ensinar a costurar pode desenvolver também na criança uma maior noção sobre consumo. Fazer a própria roupa, nem que seja eventualmente, amplia a consciência de que todo produto é um processo, que traz consigo o trabalho de muitas pessoas. Essa noção pode ser uma aliada para conversar sobre práticas de consumo conscientes.

Por meio da costura, ela pode passar a compreender como as roupas são feitas, quanto tempo demora e qual é o esforço envolvido.

Finalmente, costurar é um grande exercício de paciência. Um projeto de costura, ainda mais quando na fase de aprendizado, envolve ficar sentado por um longo período de tempo, com foco e delicadeza. Muitas vezes é necessário refazer alguma coisa, o que pode ser bom, já que também aprendemos errando e tentando de novo até acertar.

Dicas para ensinar crianças a costurar:

  • Sempre supervisione o momento de costura, já que envolve peças pequenas e pontiagudas (agulhas e alfinetes);
  • Ensine medidas de segurança, como nunca colocar agulhas na boca. Sempre que não estiver usando a agulha espete-a em uma almofada de alfinetes, de modo a nunca a perder de vista;
  • Para evitar que a criança machuque os dedos com a agulha, providencie um dedal;
  • Use linhas coloridas e pedaços de tecido variados, com diferentes cores, estampas e texturas: além de mais divertido e visualmente chamativo, é um jeito de ensinar a criança sobre os diferentes tecidos que existem;
  • Desenhar em cima do tecido e seguir o padrão depois com a agulha e linha é um jeito fácil de começar a ensinar a costurar e também aprender;
  • Oriente as crianças a inventarem projetos pequenos ou monte um projeto em família que vocês possam fazer juntos ao longo de vários dias, semanas ou até meses.

Leia o texto do Toda criança pode aprender na íntegra, e assista ao vídeo com ideias de como estimular o aprendizado da costura com as crianças.

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS