Carregando...

Educadores criam movimento político ‘Bancada da Escola’

A Bancada da Escola é uma plataforma de mobilização da sociedade civil para levar pautas da educação ao legislativo brasileiro. Saiba como participar
Bancada da Escola iStock/Arte Lunetas
  • Publicado em: 16.11.2018
da Redação

Com um novo governo recém-eleito e muitas transformações em curso em diversos ministérios, um grupo de educadores se reuniu para criar o movimento “Bancada da Escola“. O nome é uma alusão às chamadas Bancadas do Congresso, como são chamadas as frentes parlamentaristas que atuam com interesses em um determinado setor, como a “bancada ruralista”, por exemplo.

Criada de forma espontânea e de forma coletiva, a iniciativa surgiu com o objetivo de oferecer aos interessados na atuação política da educação uma proposta de democracia participativa, e fazer frente às demandas da escola. No site, é possível votar em uma enquete aberta para decidir qual nome o projeto deve ter – “Bancada da Escola”, “Bancada da Educação” ou “Bancada do Giz”.

Reprodução/Facebook/Bancada da Escola

A Bancada da Escola é uma plataforma de mobilização da sociedade civil para levar pautas da educação ao legislativo brasileiro.

Dentre as metas do movimento, estão ações de médio e curto prazo, como influenciar nas pautas dos projetos de lei e criar uma infraestrutura de descentralização de ações. Assim, o grupo está aberto para acolher pessoas de diferentes áreas de atuação interessadas em somar com sua força de trabalho, como Comunicação, Planejamento e Marketing.

“O movimento surgiu de um desejo de nos vermos representados nos diferentes níveis legislativos”, explica Miguel Thompson, diretor do Instituto Singularidades e um dos articuladores do projeto.

“A democracia só pode existir se tivermos uma conexão muito forte com os agentes democráticos”, defende.

Conheça a missão da Bancada da Escola

“A Bancada da Escola é uma iniciativa cívica de acompanhamento de legislaturas e lançamentos de novas candidaturas que tenham como foco a educação, nas 3 esferas da Federação. Essa iniciativa parte de um pressuposto republicano e pluripartidário de construção de pautas que convirjam para um Brasil melhor.”
No dia 22 de novembro (próxima quinta-feira), às 19h, vai acontecer o primeiro encontro presencial do grupo, para articular ações, definir metas, firmar parcerias e estabelecer grupos de competências. A reunião será na Rua Teodoro Sampaio, 2186, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo. A participação é gratuita e aberta a todos. Clique aqui para confirmar sua presença no evento e compartilhar a proposta.
Quem tiver interesse em contribuir com a ação, pode entrar em contato por meio da página Bancada da Escola ou pelo e-mail bancadadaescola@gmail.com.

Resumo

A Bancada da Escola é uma iniciativa cívica de acompanhamento de legislaturas e lançamentos de novas candidaturas que tenham como foco a educação. Conheça melhor o projeto, e saiba como participar.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp