A Bancada da Escola é uma plataforma de mobilização da sociedade civil para levar pautas da educação ao legislativo brasileiro. Saiba como participar
A Bancada da Escola é uma iniciativa cívica de acompanhamento de legislaturas e lançamentos de novas candidaturas que tenham como foco a educação. Conheça melhor o projeto, e saiba como participar.
Com um novo governo recém-eleito e muitas transformações em curso em diversos ministérios, um grupo de educadores se reuniu para criar o movimento “Bancada da Escola”. O nome é uma alusão às chamadas Bancadas do Congresso, como são chamadas as frentes parlamentaristas que atuam com interesses em um determinado setor, como a “bancada ruralista”, por exemplo.
Criada de forma espontânea e de forma coletiva, a iniciativa surgiu com o objetivo de oferecer aos interessados na atuação política da educação uma proposta de democracia participativa, e fazer frente às demandas da escola. No site, é possível votar em uma enquete aberta para decidir qual nome o projeto deve ter – “Bancada da Escola”, “Bancada da Educação” ou “Bancada do Giz”.
Dentre as metas do movimento, estão ações de médio e curto prazo, como influenciar nas pautas dos projetos de lei e criar uma infraestrutura de descentralização de ações. Assim, o grupo está aberto para acolher pessoas de diferentes áreas de atuação interessadas em somar com sua força de trabalho, como Comunicação, Planejamento e Marketing.
“O movimento surgiu de um desejo de nos vermos representados nos diferentes níveis legislativos”, explica Miguel Thompson, diretor do Instituto Singularidades e um dos articuladores do projeto.
“A democracia só pode existir se tivermos uma conexão muito forte com os agentes democráticos”, defende.