Carregando...

Educação no YouTube: 16 canais para estudar de tudo um pouco

Onde vivem as araras azuis? Como se forma um eclipse? O que é Quinhentismo? O YouTube pode ser uma ferramenta potente para aprender e complementar os estudos
YouTube educação iStock/Arte Lunetas
  • Publicado em: 15.01.2019
  • Atualização: 16.01.2019

A plataforma de vídeos YouTube tem crescido exponencialmente no Brasil, por sua facilidade de se conectar com outras pessoas, acessar histórias e, claro, ampliar o repertório de informações e conhecimento. Muitas pessoas utilizam a rede para acessar conteúdos sobre educação, tanto para aprender coisas novas ou atualizar conhecimentos sobre áreas específicas. Inevitavelmente, o consumo de vídeos também impactou a forma de aprender de ensinar. Crianças, adolescentes, adultos e professores utilizam as videoaulas não só para facilitar o acesso aos conteúdos de interesse, mas também para diversificar as possibilidades de aprender como e onde quiser.

“YouTube é cerca de três vezes maior que a TV aberta quando os brasileiros buscam aprofundar seu conhecimento sobre um determinado assunto” (Fonte: Pesquisa Video Viewers Google/Provokers, Brasil, agosto de 2018)

Para refletir sobre o tema, o Lunetas fez este mês uma matéria sobre videoaulas e educação online. Entrevistamos a jornalista, com especialização em Direitos Humanos pela Universidade de Columbia, Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare, e o professor Rafael Procopio, do canal Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio. Na reportagem completa, os entrevistados ponderam quais os impactos do consumo de conhecimento online para quem estuda, e provocam uma reflexão aprofundada sobre o papel da tecnologia na educação, considerando quais as necessidades de cada sujeito de aprendizado e em que contexto ele se encontra – faixa etária, nível de ensino, condição social, entre outras questões que afetam a relação com os estudos.

Para complementar a reflexão, preparamos uma lista com 16 indicações de canais para estudar no YouTube. São canais de perfis diversos, não só curriculares, como Língua Portuguesa, Química e Matemática, como também sobre conhecimentos cotidianos, experimentos e curiosidades: tudo para ampliar a experiência de aprender por meio de vídeos online.

O consumo de vídeos para o aprendizado

Segundo o Google, o número de visualizações no YouTube diariamente é de 1 milhão de horas. De acordo com um levantamento do YouTube Insights, o Brasil representa 98 milhões de usuários mensais na plataforma.

O YouTube Insights é um site criado pela própria empresa para apresentar os motivos pelos quais milhões de pessoas cada vez mais se interessam em acessar conteúdos em vídeo.

Assim, eles detectaram quatro principais motivações que estão por trás dos milhões de cliques: conexão (interação com outras pessoas), conhecimento (aprender algo novo ou se atualizar), entretenimento (humor, diversão e inspiração) e identidade (ganhar autoconfiança a partir das histórias de outras pessoas). No site, cada uma dessas motivações possui uma aba específica.

Na parte dedicada ao conhecimento, o YouTube Insights indica que, nove em cada 10 usuários brasileiros recorrem à plataforma para aprender algo que ainda não sabem. (Fonte: Pesquisa Video Viewers Google/Provokers, Brasil, de agosto de 2018). 

Confira uma lista de canais do YouTube para estudar online

1. YouTube Edu

Descrição: o projeto é uma parceria entre a Fundação Lemann e o Google, para a criação de uma página exclusiva do YouTube, na qual professores, gestores e alunos podem encontrar conteúdos educacionais gratuitos e de qualidade, em português.

2. Matemática com Procópio

Descrição: “matemática para ENEM, vestibular, concurso público, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior e o que mais você desejar”.

3. Biologia Total

Descrição: “página organizada pelo professor Paulo Jubilut destinada a divulgação desta magnífica ciência chamada biologia para vestibulandos, ENEM, universitários, biólogos, professores e demais amantes da Biologia”.

4. Maritaca

Descrição: O Maritaca é um programa de rádio para criança ouvir ! Voltado para o público infantil (de dois a dez anos), procura instigar a imaginação do pequeno ouvinte através de músicas de qualidade, contação de histórias com renomados contadores, brincadeiras tradicionais, além de despertar o interesse da criança pela literatura através de dicas de livros. Clique aqui para saber mais.

5. Universidade das Crianças

Descrição: “o Universidade das Crianças é um projeto de extensão da UFMG e faz da divulgação científica para o público infantil a sua razão de ser”. O canal está disponível também na plataforma Vimeo.

6. CinEstória

Descrição: “apresentado por Orlando Stieber, é o canal onde o cinema se mistura com a História. Ou será a História que se mistura com o cinema?”

7.  BVLbiblioteca

Descrição: “canal oficial da Biblioteca Parque Villa Lobos, lá são publicados dos encontros e atividades que acontecem no espaço, principalmente bate-papos com escritores, dentre eles, muitos da literatura infantil, como Ricardo Azevedo e Ilan Brenman”.

8. AulaDe

Descrição: “o AulaDe.com.br é um projeto educacional, de cunho social, desenvolvido por um grupo de professores com o objetivo de democratizar o conhecimento através de aulas expositivas distribuídas gratuitamente nas redes sociais”.

9. Ciência todo dia

Descrição: “com o slogan “A ciência nunca foi tão interessante”, o canal é totalmente voltado para assuntos que podem ser abordados no cotidiano, mantendo seu cérebro sempre ativo”.

10. Educa Responsa

Descrição: “neste canal, os vídeos produzidos pelos jovens protagonistas do Projeto Educa Responsa tratam de esclarecer dúvidas sobre como funciona o Grêmio Estudantil, além de dar dicas sobre como transformar sua escola em um lugar mais interessante.

11. Kahn Academy

Descrição: Khan Academy é uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de mudar a educação para melhor, proporcionando uma educação de classe mundial livre para qualquer pessoa, em qualquer lugar. Os vídeos têm temas diversos e dialogam com disciplinas como Química e Biologia e também conhecimentos cotidianos.

12. Portal Educação

Descrição: cursos online, pós-graduação a distância e idiomas. Além dos melhores cursos a distância, conteúdo especializado gratuitos em diversas áreas de conhecimento.

13. Tio Spanish

Descrição: Tio Spanish dá aulas de espanhol gratuitas e online para vários níveis. Com o auxílio de Lola e outros amigos, Tio Spanish viaja para a Espanha e ensina língua Espanhola de modo entretido: gramática, pronúncia, conversa e cultura espanhola.

14. Papo de Biólogo

Descrição: Canal do professor Vinícius Ferreira. biólogo, conservacionista, apaixonado por animais. O Papo de Biólogo foi criado como uma maneira de fazer com que mais pessoas se interessem e, possivelmente, se apaixonem por este planeta maravilhoso e por todas as criaturas que o habitam.

15. Minuto da Terra

Descrição: Ciência e histórias sobre o nosso incrível planeta. O Minuto da Terra oferece uma visão divertida do meio ambiente em nossa volta em apenas alguns minutos.

16. Matheus Moraes (Teteus Bionic)

Descrição:” ensino de programação de jogos, Astronomia e um pouco de Robótica. Teteus Bionic, de 11 anos, é youtuber, programador de jogos, professor, palestrante e oficineiro”.

Leia mais:

Videoaula e ‘edutubers’: como o YouTube mudou o jeito de estudar?

Resumo

Adolescentes, adultos e crianças em idade escolar utilizam o YouTube para buscar conhecimentos, desde conteúdos curriculares, como Física e Química, até conhecimentos específicos, como cinema, astronomia e programação. Confira uma lista de canais para estudar online.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp