Carregando...

Dos livros para as telas: 30 livros infantis que viraram filmes

Filmes inspirados em livros infantis podem ser uma ótima porta de entrada para a literatura, além de ampliar o repertório de referências culturais dos pequenos
Livros infantis adaptados para o cinema
  • Publicado em: 28.06.2017
  • Atualização: 23.05.2018
da Redação

O casamento entre a literatura e o cinema é antigo e já rendeu frutos memoráveis. Vários filmes que conhecemos nasceram antes nas páginas de um livro e o contrário também: algumas histórias que fazem sucesso nas telas,  ganharam depois adaptações incríveis em sua versão impressa.

Mas, afinal, o que é melhor: o livro ou o filme?” Muita gente se pergunta. Será que se trata mesmo disso? Em alguns casos, os fãs da obra se decepcionam com sua adaptação para as telas. Em outros, a versão para o cinema acaba sendo uma ótima porta de entrada para despertar o interesse pelo livro. Ou seja, cada linguagem tem suas particularidades e enriquecem cada uma à sua maneira o repertório cultural dos pequenos.

Para leitores ávidos e cinéfilos de plantão, nosso parceiro A Taba preparou uma seleção especial de obras da literatura infantil que renderam ótimos filmes.

Para leitores iniciantes

  • 1. “Onde vivem os monstros”

O clássico livro-álbum criado por um dos maiores autores da literatura infantojuvenil contemporânea, Maurice Sendak, ganhou uma sensível adaptação para o cinema. O roteiro explora o encontro do garoto com seu mundo interno, colocando-o em contato com as próprias emoções por meio de cada um dos monstros que conhece em sua jornada.

  • 2. “James e o Pêssego Gigante”

Nas aventuras de James e o pêssego gigante somos chamados a viajar com um garoto órfão e seus amigos insetos até Nova York. Sentindo-se “o mais triste e solitário garoto do mundo” após a morte dos seus pais, o garoto tem que enfrentar uma nova vida ao morar com as malvadas tias Esponja e Espiga no sul da Inglaterra. E é a descoberta de um fruto gigante em seu quintal e a aproximação de novos amigos que o farão experimentar a importância da amizade e da imaginação para lidar com as adversidades que surgem pelo caminho.

  • 3. “Matilda”

Uma das personagens mais adoráveis da literatura infantil, criada por Road Dahl, teve sua história transformada em um filme igualmente adorável. Danny De Vito trouxe Matilda para as telas e fez adultos e crianças de todo o mundo desejarem seus poderes e tornarem-se também alunos da doce Srta. Mel.

  • 4. “Stuart Little”

Stuart é um ratinho que tem a sua vida completamente modificada quando é adotado pela família Little. Recebido com muito amor e carinho pelos seus novos pais, o pequeno Stuart Little terá que aprender a lidar com o ciúme de seu irmão e as maldades do gato de estimação da família.

  • 5. “A Teia de Charlotte”

Charlotte é uma pequena aranha que com seu talento para escrever ajuda a salvar a vida de um sensível porquinho. “A Teia de Charlotte”, teve duas adaptações para o cinema – uma em formato de desenho animado, em 1973, e outra com atores humanos e efeitos especiais para dar vida aos animais, em 2006, tendo Dakota Fanning interpretando a garota Fern.

  • 6. “O menino maluquinho”

O clássico brasileiro O menino maluquinho, encantou centenas de crianças nas páginas escritas e ilustradas por Ziraldo, antes de ganhar sua adaptação para o cinema. Nas telas, parte da magia do filme teve sua magia garantida pelo roteiro divertido e elenco afinadíssimo. Programa mais do que indicado para as férias!

  • 7. “O Bom Gigante”

Adultos e crianças certamente irão se apaixonar pelo Bom Gigante Amigo ou BGA, como a pequena Sophie escolheu lhe chamar. A adaptação para o cinema mantém o encanto do texto, ao contar a história de amizade de uma garota sensível e inteligente e de um gigante que todos gostariam de ter por perto.

  • 8. “A fantástica fábrica de chocolates”

Poucos livros possuem duas inesquecíveis adaptações para o cinema como A fantástica fábrica de chocolates, de Roald Dahl. Produzidas em 1971 e 2005, os filmes contam a história de Charles Wonka e sua famosa fábrica que produz guloseimas que encantam crianças de todo o mundo. Quem se aventurar a ler o livro, vai perceber que as duas adaptações para o cinema guardam algumas diferenças do texto original.

Leia aqui a lista completa publicada pel’ A Taba.

 

Resumo

Para leitores ávidos e cinéfilos de plantão, nosso parceiro editorial A Taba preparou uma seleção especial de obras infantojuvenis que renderam ótimos filmes.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp