Literatura no cinema: 8 livros infantis que viraram filmes

Filmes inspirados em livros infantis podem ser uma ótima porta de entrada para a literatura, além de ampliar o repertório de referências culturais dos pequenos

Da redação Publicado em 28.06.2017 Atualizado em 21.08.2023
Imagem do filme Onde vivem os monstros (2009), adaptação do livro de Maurice Sendak. A foto ilustra uma lista de livros infantis que viraram livros.
OUVIR

Resumo

Para leitores ávidos e cinéfilos de plantão, o Lunetas e o parceiro editorial A Taba preparam uma seleção especial de obras infantojuvenis que renderam ótimos filmes.

Sem dúvida, o casamento entre a literatura e o cinema é antigo. São inúmeros os livros infantis que viraram filmes e renderam frutos memoráveis. Algumas histórias que fazem sucesso nas telas ganharam depois adaptações incríveis em sua versão impressa. O caminho inverso também acontece. Vários filmes que conhecemos nasceram antes nas páginas de um livro.

É o caso de “Onde vivem os monstros”, de Maurice Sendak. Lançado em 1963, 60 anos depois foi eleito o melhor livro infantil de todos os tempos. Sua adaptação para o cinema, de 2009, encantou crianças e adultos nas telonas de todo o mundo.

É melhor o livro ou o filme?

Enquanto muita gente se pergunta “o que é melhor: o livro ou o filme?“, será que se trata mesmo disso? Em alguns casos, os fãs da obra se decepcionam com sua adaptação para as telas. Em outros, a versão para o cinema acaba sendo uma ótima porta de entrada para despertar o interesse pelo livro. Afinal, cada linguagem enriquece à sua maneira o repertório cultural dos pequenos.

Para leitores ávidos e cinéfilos de plantão, o Lunetas e A Taba selecionaram obras da literatura infantil que renderam ótimos filmes.

Livros infantis que viraram filmes

  • 1. “Onde vivem os monstros” (2009)

O livro de Maurice Sendak ganhou uma sensível adaptação para o cinema. O roteiro explora o encontro do garoto com seu mundo interno. A partir disso, ele entra em contato com as próprias emoções por meio de cada um dos monstros que conhece em sua jornada.

Onde assistir: aluguel no Google Play Filmes e TV, Apple TV, Amazon Prime Video ou YouTube

  • 2. “James e o pêssego gigante” (1996)

Obra de Roald Dahl, “James e o pêssego gigante” nos convida a viajar com um garoto órfão e seus amigos insetos até Nova York. Sentindo-se o mais triste e solitário garoto do mundo após a morte dos seus pais, o garoto tem que enfrentar uma nova vida ao morar com as malvadas tias Esponja e Espiga no sul da Inglaterra. Nisso, a descoberta de um fruto gigante em seu quintal e a aproximação de novos amigos o fazem experimentar a importância da amizade e da imaginação. E é isso lhe dá o que precisa para lidar com as adversidades que surgem pelo caminho.

Onde assistir: Disney+

  • 3. “Matilda” (1995)

A história de uma das personagens mais adoráveis da literatura infantil virou um filme igualmente adorável. Danny De Vito trouxe Matilda, também criada por Roald Dahl, para as telas. Logo, isso fez adultos e crianças de todo o mundo desejarem seus poderes e tornarem-se também alunos da doce Srta. Mel.

Onde assistir: Netflix

  • 4. “Stuart Little” (2000)

Livro de E. B. White, a obra conta a história de Stuart, um ratinho que tem a sua vida completamente modificada quando é adotado com muito amor pela família Little. A partir daí, Stuart Little terá que aprender a lidar com algumas questões. Ora é o ciúme do irmão, ora são as maldades do gato de estimação.

Onde assistir: Netflix

Tá gostando? Tem mais!

  • 5. “A teia de Charlotte” (1973)

Para proteger um sensível porquinho, a pequena aranha Charlotte começa a usar seus talentos para a escrita enquanto tece teias incríveis. Escrito por E. B. White, o livro “A teia de Charlotte” teve duas adaptações para o cinema. Primeiro em formato de desenho animado, em 1973, e outro com atores humanos e efeitos especiais para dar vida aos animais, em 2006, no qual Dakota Fanning interpreta a garota Fern.

Onde assistir: YouTube

  • 6. “O menino maluquinho” (1995)

Escrito e ilustrado por Ziraldo, “O menino maluquinho” encantou centenas de crianças tão logo saiu. Depois, quando ganhou sua adaptação para o cinema, também! Nas telas, a magia do filme foi garantida pelo roteiro divertido e elenco afinadíssimo.

Onde assistir: Globoplay

  • 7. “O bom gigante amigo” (2016)

Adultos e crianças certamente irão se apaixonar pelo Bom Gigante Amigo. Ou simplesmente BGA, como a pequena Sophie escolheu lhe chamar. A adaptação para o cinema mantém o encanto do texto, ao contar a história de amizade de uma garota sensível e inteligente e de um gigante que todos gostariam de ter por perto.

Onde assistir: Disney+

  • 8. “A fantástica fábrica de chocolates” (2005)

Dos livros infantis que viraram filmes, poucos possuem duas inesquecíveis adaptações para o cinema como “A fantástica fábrica de chocolates”, de Roald Dahl. Produzidas em 1971 e 2005, os filmes contam a história de Charles Wonka e sua famosa fábrica, que produz guloseimas que encantam crianças de todo o mundo. De todo modo, quem se aventurar por uma e outra, vai perceber que ambas guardam diferenças do texto original.

Onde assistir: Amazon Prime Video

Gostou? Leia a lista completa publicada pel’A Taba, com 30 sugestões de títulos.

Leia mais

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS