Dizer adeus para as fraldas pode ser um processo sensível para a criança, mas nem por isso precisa ser dolorido. Conheça livros para ajudar no desfralde
A literatura infantil pode ser uma ótima aliada para falar com os pequenos sobre temas considerados difíceis. O desfralde é um deles. Confira essas dicas.
O desfralde pode ser um período complexo para muitas famílias, que ainda ficam confusas com a abundância de informações disponíveis sobre o tema e a própria implantação do desfralde coletivo nas escolas. O assunto é recorrente aqui no Lunetas.
Pediatras, pais, educadores podem discordar de alguns detalhes do processo, mas a unanimidade é uma só: o importante é respeitar o tempo de cada criança e não acelerar o processo para evitar traumas.
Pensando nisso, o blog “A cigarra e a formiga“, mantido Daisy Carias, preparou uma lista de livros infantis que podem ajudar a lidar com a questão. São histórias que falam de forma natural com os pequenos sobre xixi, cocô, fraldas e afins, e ajudam a tirar os tabus em torno desses assuntos, contribuindo para um desfralde mais simples e espontâneo. Afinal, a literatura infantil é uma ferramenta potente para o desenvolvimento pleno da criança.
“O desfralde exige muita paciência e dedicação. Uma coisa importante e que aqui fez toda a diferença foi deixar a coisa toda o mais parecido com uma brincadeira possível, usar e abusar do lúdico”, defende Daisy.
“Livros infantis divertidos que tratam do assunto são belos aliados nessa hora”
Confira as dicas e assista ao vídeo.
“Aí está um clássico do desfralde, conhecido de muita gente e queridinho de muita criança – esse é um livro bem bacana para os pequenos que estão partindo das fraldas para o penico. Já falei do livro por aqui lá no início de 2013 (e depois até rolou sorteio) – é dos nossos preferidos no assunto, de longe. Não há criança que resista aos pequenos bichinhos e suas fraldas repletas de cocô, essa é a verdade – o livro é bonitinho, engraçado e bastante interativo: no caso, a interação é abrir fraldas alheias, através de divertidas abinhas. Na história, um ratinho muito do curioso e intrometido vai bisbilhotando a fralda de cada um dos seus amigos – aí é coelho, cachorro, nem o bezerro escapa da indiscrição. Todos têm a fralda suja – mas quando chega a hora do ratinho, tcha-ran! A fralda está limpinha. Os bichinhos ficam todos perplexos até entender que…ah, o ratinho já partiu pro penico. Ele mostra então seu penico repleto de cocozinhos e assim termina o livro, cada bichinho no seu penico, feliz da vida. Como eu disse, um clássico – ficou um tempão esgotado para desespero das mães em fase de desfralde, mas já foi reeditado.”
“Outro clássico! Falei dele também por aqui na época: é que eu não podia ver livro sobre penico, cocôs e afins que eu trazia pra casa. Alguns fizeram muito sucesso, outros muito pouco – esse aqui foi um dos que o Francisco curtiu bastante. Livrinho mais simples, sem abas ou nada parecido, mas com uma história muito divertida e cheio de rimas e repetição – já falei, os pequenos adoram isso e é uma excelente forma de fisgar sua atenção. Aqui, a história é da pequena Hortênsia, garotinha apurada para ir ao banheiro – problema é que não há jeito dela encontrar o penico, que está sendo usado por todos os animais da fazenda. Eles não sabem que é um penico, chamam de “pote cocozeiro” (nem preciso dizer que aqui em casa até hoje penico é tratado assim, né?). Então há esse belo desencontro: penico ninguém sabe o que é, mas esse pote cocozeiro…que belíssima invenção! Quando a Hortênsia não se aguenta mais mesmo e vai partir para o matinho, os bichos entram em desespero – e oferecem pra ela o tal ‘pote cocozeiro’.”
Conheça nossa série de listas de livros infantis
Comunicar erro