Lunetas Correspondentes

Inscreva-se

O Lunetas tem como missão lançar múltiplos olhares para as múltiplas infâncias. Para construir a narrativa dessas histórias, é fundamental quem conta, quem participa, o que faz e como faz.

Nesse contexto, surge o Lunetas Correspondentes: uma rede de jornalistas espalhados por diferentes regiões brasileiras, que tragam diversidade de fontes e olhares regionais, contribuindo para que o jornalismo praticado no portal inclua, respeite e promova a pluralidade das infâncias brasileiras.

Inscrições até 30 de outubro

Divulgação dos selecionados 25 de novembro


Participe

O que faz?

O correspondente do Lunetas poderá propor pautas considerando a identidade local, produzir reportagens com discussões relevantes sobre a infância, relacionar-se com uma rede diversa de fontes e, principalmente, contar histórias com uma abordagem única, aprofundada e acolhedora.

O jornalista poderá participar de reuniões remotas para discussão de temas com a redação e as pautas propostas serão debatidas e/ou aprovadas pela nossa equipe. Há possibilidade de nossos editores solicitarem reportagens ou outros conteúdos a este correspondente, que trará um recorte local a um assunto de relevância nacional.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas até o dia 30 de outubro por meio do formulário on-line. A confirmação será enviada por e-mail.

Serão selecionados 10 jornalistas profissionais, com comprovada experiência em produção de reportagem de maneira independente.

Mapa do Brasil

Como se inscrever

Os jornalistas devem se inscrever via formulário on-line, fornecendo as seguintes informações:

  1. dados de contato
  2. pequena biografia focada em sua experiência profissional
  3. resumo do currículo com link de portfólio ou reportagens publicadas
  4. respostas relacionadas ao interesse do jornalista em relação à temática da infância

Formato de prestação de serviços

O correspondente do Lunetas fará parte de nossa rede de colaboradores eventuais, freelancers, até o mês de junho de 2021, podendo o prazo ser prorrogado. Por se tratar de uma prestação de serviços autônoma, esporádica, sem qualquer carga horária, periodicidade fixa ou mínima, sem subordinação e sem exclusividade, não haverá vínculo empregatício.

A primeira reportagem será encomendada aos jornalistas selecionados ainda este ano e deverá ser entregue até o dia 18 de dezembro.

Critérios de avaliação

Levaremos em conta os seguintes critérios:

Iremos considerar atividades anteriores e reportagens publicadas. Não é obrigatório ter experiência em pautas relacionadas à infância, embora possa ser um diferencial.

O portfólio do jornalista será julgado a partir dos links de reportagens cadastradas no formulário de inscrição. Textos com precisão ortográfica, reportagens bem apuradas e com bom desenvolvimento serão determinantes na escolha.

Análise das respostas do jornalista em relação a como ele observa a infância no recorte regional e por que quer fazer parte da rede de Lunetas Correspondentes.

A fim de diversificar nossa abordagem sobre as múltiplas infâncias brasileiras, daremos preferência a jornalistas localizados fora do eixo Rio-São Paulo. Seguimos políticas afirmativas e vamos também prezar pela diversidade de gênero, raça, etnia e pessoas com deficiência.

Seleção

A seleção dos jornalistas será composta pelas seguintes etapas:

  • Primeira etapa: preenchimento do formulário on-line. Os selecionados desta primeira fase receberão um e-mail de confirmação para a etapa seguinte.
  • Segunda etapa: iremos solicitar aos jornalistas possíveis caminhos para tratar de temas regionais sobre a infância, que serão analisados por nossa equipe.
  • Terceira etapa: os jornalistas selecionados participarão de uma reunião individual com a equipe do Lunetas.

Após a terceira fase, iremos escolher os 10 correspondentes, que terão seus nomes divulgados no portal e receberão confirmação via e-mail no dia 25 de novembro.

No início de dezembro, nossa equipe irá realizar reuniões individuais com cada jornalista para discussão de pauta, aprofundamento da linha editorial e recomendações para a apuração da primeira reportagem.

Baixe o regulamento completo aqui

Participe e seja um Correspondente Lunetas

Inscreva-se

Tenha Lunetas no seu e-mail