Não julgue seus motivos como menores porque para você parecem menos graves. Para a criança, o que o fez chorar é uma razão importante
Em vez de silenciar o choro ou diminuir os sentimentos da criança, o ideal é buscar acolhê-la e mostrar que você estará ali para ampará-la.
Quando um adulto se depara com uma criança chorando, seja em uma brincadeira, seja em uma briga com um amigo, é comum dizer “Pare de chorar” ou “Não foi nada”, a fim de abreviar o sofrimento do pequeno e levá-lo de volta à brincadeira. No entanto, esse tipo de frase pode atuar como uma forma de silenciar os sentimentos.
De acordo com informações do site Criando com Apego, o choro é necessário para que crianças e adultos expressem suas emoções. Para alguns pais, contudo, é difícil lidar com esse sentimento, por isso acabam incentivando o filho a parar de chorar no momento em que isso se dá.
Em vez de negar o choro, o recomendável a pais e mães é consolar a criança e perguntar o que passou: “Mostre-lhe que você se importa com o que sente”, diz o texto.
“Não julgue seus motivos como menores porque para você parecem menos graves. Para a criança, o que o fez chorar é uma razão importante”
Em vez de recomendar que o pequeno deixe de chorar, o The Gottman Institute sugere dez frases, que aparecem no cartaz a seguir: