Caso Marielle: Como explicar temas como este para as crianças?

Qual é a melhor maneira de explicar aos pequenos assuntos sérios como este?
Reprodução/Facebook Marielle Franco
  • Publicado em: 23.03.2018
da Redação

Frequentemente casos sérios e polêmicos ganham destaque na mídia, nas redes sociais, viram pauta por todos os lados. É o que vem acontecendo com o assassinato da vereadora Marielle Franco, que tem mexido com todo país e levantando importantes discussões.

As crianças, no meio desses debates, ficam de fora ou absorvem e reproduzem discursos dos adultos. Discursos esses, que muitas vezes são carregados de ódio ou baseados em fake news – é o que tem acontecido bastante com o caso Marielle, inclusive.

Qual é então a melhor maneira de explicar aos pequenos assuntos sérios como este? O Joca, um jornal para crianças e adolescentes, fez essa semana uma matéria ajudando a resolver essa questão.

Não podemos excluir as crianças de assuntos importantes que estão latentes e aos quais constantemente elas estão em contato. Pelo contrário, precisamos acalmá-las e esclarecer os fatos para que também elas compreendam o mundo e tenham suas próprias impressões – é isso que forma um cidadão consciente.

“Marielle voltava de um evento em que discutia os direitos das mulheres negras, quando seu carro foi abordado no centro do Rio. Os criminosos atiraram contra o veículo, tirando a vida da vereadora de 38 anos e do motorista, Anderson Pedro Gomes, de 39 anos” – explica a matéria.

Continua contando os fatos: “A principal linha de investigação aponta para a suspeita de que a mataram de propósito, já que os bandidos atiraram e foram embora, sem levar nada dos passageiros”.

O assassinato de Marielle Franco mexeu com o país. O que as crianças sabem sobre isso?

O legal da matéria é que ela não faz juízo de valores, apenas se compromete com a informação, de forma imparcial. Explica, por exemplo, o que são os direitos humanos, os quais a vereadora defendia.

“Marielle era negra, tinha uma filha jovem e defendia os direitos humanos (veja abaixo). Ela nasceu e cresceu no Complexo da Maré, favela onde vivem 147 mil pessoas, e denunciava a violência que jovens negros sofriam nos morros da cidade carioca.”

Logo abaixo, vem a explicação:

“O que são direitos humanos?
São os direitos básicos de todas pessoas. Por exemplo: o direito à vida, à liberdade, à liberdade de expressão, à saúde, à educação, à crença religiosa e ao trabalho. Em 1940, a ONU fez uma Declaração Universal dos Direitos Humanos com as condutas que devem ser universais entre todos os povos.”

O texto ainda destaca artigos da Constituição que tratam dos direitos humanos, conta a trajetória de Marielle e contextualiza os leitores sobre a situação no Rio de Janeiro. Elenca também seis grandes ativistas como Nelson Mandela e Chico Mendes.

O conteúdo é de excelente qualidade jornalística. Conhece o Joca? Clique aqui e saiba mais.

Para formar leitores críticos, o Joca faz notícias para crianças

Resumo

O assassinato da vereadora Marielle Franco tem levantando importantes discussões. As crianças ficam de fora ou absorvem e reproduzem discursos dos adultos.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail

Últimos posts