Brasil tem 2 milhões de crianças em situação de trabalho infantil

Pesquisa reúne os dados mais recentes de diversos órgãos, como Ministério da Saúde, Ministério da Educação, IBGE, Disque Denúncia, entre outros

Da redação Publicado em 21.03.2017
No centro do Rio de Janeiro. um menino vende flores para uma mulher na rua

Resumo

O "Cenário da Infância e da Adolescência no Brasil", da Fundação Abrinq, reúne 23 indicadores sociais, como vagas em creches, violência e nutrição infantil.

2,6 milhões. Este é o número de crianças (com idades entre cinco e 17 anos) em situação de trabalho infantil no Brasil. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 21, pela Fundação Abrinq, em uma pesquisa que fornece um panorama geral da infância e adolescência. Os dados revelam também que, dentre as crianças de zero a 14 anos, 40% vivem na pobreza.

O estudo aponta que, entre as crianças de cinco a nove anos, houve um aumento de mais de 8 mil entre os anos de 2014 e 2015. As regiões Nordeste e Sudeste concentram a maior parte delas

A pesquisa reúne e organiza os levantamentos mais recentes de diversos órgãos, como Ministério da Saúde, Ministério da Educação, IBGE, Disque Denúncia, entre outros.

Image

Tiago Queiroz/Rede Peteca - Chega de Trabalho Infantil

Mais de 2 milhões de meninos e meninas brasileiras estão em situação de trabalho infantil.

Confira alguns dados da pesquisa

  • Mais de 18% dos homicídios totais do Brasil são praticados contra crianças e adolescentes.
  • Mais de 80% dos crimes cometidos contra crianças utilizam armas de fogo.
  • A região Nordeste concentra a maior proporção de homicídios cometidos por crianças e jovens. O número é superior ao índice nacional.
  • Na região Norte, mais de 25% dos bebês dos bebês nascidos são de mães com menos de 19 anos.
  • Mais de 13% da população – equivalente a 5,8 milhões de habitantes – em situação de extrema pobreza têm entre zero e 14 anos.
  • 40,2% das crianças entre zero e 14 anos vivem em domicílios de baixa renda.

Ainda hoje, 21 de março, às 15h30, a Fundação Abrinq fará uma transmissão ao vivo em sua página no Facebook para apresentar os principais dados da pesquisa. Ao todo, a publicação reúne 23 indicadores sociais, relacionados ao público de zero a 18 anos, tais como: mortalidade, nutrição, gravidez na adolescência, vagas em creches, entre outros. Clique aqui e acompanhe.

Fruto de uma parceria entre a Associação Cidade Escola Aprendiz, o Ministério Público do Trabalho e a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará, a “Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil” trabalha para promover a garantia dos direitos da criança e do adolescente, e a erradicação do trabalho infantil no Brasil. O site do projeto fornece diversos materiais sobre o tema, como vídeos, campanhas, reportagens e artigos.

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS