Birra, manha, chororô, chilique. Todo pai e mãe já passou por isso. Veja como a neurociência explica a birra
Com ajuda da neurociência, Thiago Queiroz, autor do blog "Paizinho, Vírgula!" explica o que acontece no cérebro dos nossos filhos durante a birra.
A birra é bastante comum entre crianças de dois anos. Por que isso acontece? O que causa esse comportamento? Será que as crianças estão manipulando os adultos à sua volta ou sendo má-comportadas diante de uma situação que lhes desagradam?
Thiago Queiroz, autor do blog “Paizinho, Vírgula!“, explica, neste vídeo, o que acontece no cérebro das crianças durante a birra, com base na neurociência. Ele também indica qual é a forma mais correta e saudável de lidar com os pequenos durante esses momentos críticos.
“Não se trata de deixar a criança quebrar a casa”, pontua ele. “Nosso papel enquanto pais é entender que também agimos como correguladores emocionais, uma vez que crianças pequenas não têm a capacidade de controlar suas emoções“, explica. Ou seja, adultos precisam controlar e contornar a situação, agindo como se fossem 0 cérebro moderno das crianças, sem desespero.
Para Thiago, que é educador parental especializado em disciplina positiva, os pais precisam recorrer então ao afeto e compartilhar palavras de acolhimento. “Isso não é mimar, é investir em presença para desenvolver o cérebro de forma mais eficiente”, afirma ele.
Assista ao vídeo e entenda como funciona a birra:
Leia mais
Comunicar erro