‘Você está espalhando o bem?’: jogo ‘Baleia Rosa’ vira livro

"Baleia Rosa", que surgiu em abril deste ano, como forma de combater a onda de medo e negatividade despertada pelo desafio suicida Baleia Azul

Renata Penzani Publicado em 29.06.2017
Capa do livro Baleia Rosa. Um fundo cor-de-rosa com uma baleia branca desenhada.

Resumo

"Seja você a mudança que deseja ver no mundo". O ensinamento de Gandhi é o norte do jogo do bem que surgiu em resposta ao desafio suicida Baleia Azul.

“Estamos vivendo uma época de muita descrença, ódio, negatividade, impaciência, indiferença, incertezas. Falta esperança nas pessoas. Nadando contra essa maré, decidimos provar que TODOS nós somos podedoras ferramentas para reverter este quadro. Acreditamos que todos temos a capacidade de ajudar outras pessoas e construir o bem”

É assim que começa o livro “Você está espalhando o bem?” – recém-lançado pela editora BUZZ -, que transforma em um objeto lúdico e cheio de possibilidades a brincadeira “Baleia Rosa“, que surgiu em abril deste ano, como forma de combater a onda de medo e negatividade despertada pelo desafio suicida Baleia Azul.

Antes de ajudar o outro, ajude a si mesmo

“Às vezes, tudo o que nos falta é alguém que nos olhe nos olhos e nos diga o quanto somos especiais, importantes, inteligentes, belos, o quanto somos capazes de fazer muito mais. Seja esta pessoa para você mesmo. Ame-se”

A ideia do livro, indicado tanto para os pequenos quanto para os adultos, é estimular as pessoas a refletir sobre como pequenas atitudes pautadas na humanidade e no olhar interessado para o outro podem impactar a vida das pessoas e a convivência em sociedade. A boa e velha máxima “Não faça aos outros o que você não gostaria que fizessem para você”. Mas, não só. A proposta também é provocar o auto-olhar, o autoconhecimento e a consciência de que só seremos bons para o mundo e para os outros, se antes formos bons conosco.

Os autores Ana Hoppe e Rafael Tilshcher propõem aos leitores o que chamam de “travessia do bem”, pequenos exercícios diários contra o pessimismo e a desesperança. Depois de criarem a página Baleia Rosa, onde inesperadamente receberam centenas de pedidos de ajuda de crianças e jovens que sofrem com bullying, discriminação, depressão e solidão, eles perceberam a potência de oferecer um espaço seguro para acolher os sentimentos das pessoas. Agora, eles apostam no livro para trazer a reflexão sobre a importância da empatia para o maior número de pessoas possível.

“O intuito do livro é fazer o bem para si e para quem está ao seu redor. Com ele, queremos mostrar que é possível criar e espalhar uma corrente do bem tão, ou mais rapidamente, que o desafio da Baleia Azul”

“Parte das atividades propostas no livro são inéditas, propõem interatividade ao leitor e o compartilhamento de experiências e bons sentimentos”, afirma Anderson Cavalcante, publisher da BUZZ.

Image

“Por um dia inteiro, coloque-se no lugar de outra pessoa. No final do dia, escreva o que você descobriu”.

O livro é interativo, e traz ao todo 50 desafios lúdicos e práticos para reforçar a autoestima e o sentimento de pertencimento nos leitores. Gestos simples como preencher uma folha inteira com as músicas preferidas e compartilhar com os amigos, desenhar um animal imaginário ou oferecer um cafuné.

A publicação traz também joguinhos divertidos, como caça-palavras de palavras positivas e um “gráfico de sentimentos”. No site do projeto, é possível baixar o primeiro capítulo do livro sem custo algum, basta cadastrar um e-mail – clique aqui para ganhar o seu. Confira alguns exercícios do livro:

  • Faça 3 perguntas para 3 pessoas que você conhece pouco. Escreva na folha ao lado suas perguntas e respostas.
  • Desenhe nesta folha o seu maior sonho! Destaque a folha e cole em algum lugar que você vá todos os dias. Faça de tudo para realizá-lo.
  • Comece um diário.
  • Passe um dia inteiro sem julgar ninguém.
Image

50 desafios lúdicos e práticos para reforçar a empatia e a autoestima.

Além do livro, o projeto Baleia Rosa ganhou também um aplicativo, clique aqui para baixar. Para saber mais sobre a iniciativa, acompanhe a página oficial no Facebook., o Instagram ou o Twitter. “Todos os dias, replique as tarefas no seu cotidiano, mude velhos hábitos, aprenda novas coisas, encoraje seus amigos e família a conhecer a Baleia Rosa. Espalhe essa corrente do bem por onde você for.

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS