O nome "espectro autista" não é por acaso: a variação de manifestações e comportamentos entre uma criança com autismo e outra é muito ampla
A variação de manifestações e comportamentos entre uma criança com autismo e outra é muito ampla, daí o nome "espectro autista". Confira as orientações da psicóloga Mayra Gaiato, e perceba as especificidades da sua criança.
Autismo: como identificar? Aí está uma pergunta que aflige muitos pais e cuidadores. O autismo é um distúrbio com diferentes níveis de comprometimento, e por isso recebe o nome de “espectro autista”.
A manifestação do transtorno e os comportamentos gerados por ele variam muito entre uma criança e outra. Por isso, não existem receitas prontas – nem para o diagnóstico e nem para o tratamento subsequente. Por isso, a orientação dos profissionais de saúde mental é observar os pontos de atenção e avaliar como a criança evolui ou regride dentro de cada comportamento.
Trata-se de uma configuração cerebral, ou seja, a maneira como aquele cérebro se desenvolveu, como uma área cerebral se conectou à outra, como cada neurônio se ligou ao outro. E, assim como essa configuração pode trazer dificuldades, pode trazer comportamentos vantajosos também, como o desenvolvimento acelerado em uma área específica.
Assista ao vídeo do nosso parceiro Criar e Crescer e confira as orientações da psicóloga Mayra Gaiato. Veja como podem se dar os primeiros sinais deste distúrbio sensorial na vida da criança.
Comunicar erro