Carregando...

Veja 10 atividades de arte para crianças de 10 anos ou mais

Que tal colagem com folhas de árvores, pintura no papelão ou brincadeira do desenho secreto?
Brincadeiras_criancas_grandes2
  • Publicado em: 03.01.2018
  • Atualização: 07.07.2018

Quando os filhos chegam a completar dez anos começa aquele momento de transição e alguns pais têm dúvidas sobre quais brincadeiras propor a partir dessa idade.

Sempre respeitando o perfil de cada criança e, também de cada cuidador, é importante observar quais são os assuntos que mais interessam e estimular a imaginação

Talvez a arte seja uma delas. Ou, talvez, seja bacana brincar sobre arte de qualquer jeito.

O importante é não esquecer que meninas e meninos nessa faixa etária também gostam de brincar.

Nosso parceiro Tempojunto fez uma lista de atividades relacionadas a arte que são adequadas para crianças grandes, com dez anos ou mais.

Todas foram feitas por Bárbara Marinho e sua filha, Carol, quando ela estava nessa faixa-etária.

Então as dicas foram feitas com base em experiências reias e, como escreveu a mãe, “são mais uma prova de que, com estímulo correto, as crianças grandes brincam, e muito!”.

Dá uma olhada nas sugestões

Criar brinquedos de sucata

Uma opção é reunir sucata para transformar em brinquedos. Não precisa ser muito habilidoso porque a ideia não é ficar perfeito. Cada criança pode fazer o brinquedo do seu jeito e o legal é deixar que elas inventem sozinhas o que fazer.

Mandala de arroz colorido 

É fácil. Se você jogar corante de alimentos no arroz ele vai ficar colorido. O truque é sacudir bem em um saco plástico do tipo ziploc. Depois é só usar um papel, a cola para criar os padrões e colocar o arroz.

Desenhar de jeito diferente

Nessa faixa etária a criança já tem a coordenação motora fina bem desenvolvida e pode ser desafiada a colocar sua habilidade em prática. Uma maneira de fazer isso é propor formas mais complexas como observar e desenhar um objeto, repetir a mesma forma com os olhos fechados e, depois, com a mão trocada ou sem tirar o lápis do papel.

Quem disse que pintura só pode acontecer com tinta e com as mãos? Usar limão também funciona e o nariz pode ser seu pincel

Arte no papelão

Se você tiver pistola de cola quente, cola colorida ou com glitter, miçangas, aquarela e outros materiais parecidos, pronto, já dá pra fazer uma obra de arte. Use o papelão por ser uma estrutura mais firme. A filha da Bárbara decidiu criar um tapete mágico.

Pintura com o nariz

Essa foi ideia da própria Carol. Quando ela perguntou a mãe o que ela achava de pintar com o nariz, a primeira reação dela foi dizer que era muito criativo e sugerir que a arte acontecesse no box do banheiro. Gabi, filha mais nova, também gostou da brincadeira.

Colagem com folhas de árvores

Se você tem um jardim em casa ou gosta de ir no parque dá pra aproveitar essa ideia. É bem simples! Colete as folhas que você mais gostar do chão e, quando chegar em casa, proponha uma colagem em uma folha simples. A própria colheita já pode ser uma atividade para se fazer juntos. Veja os exemplos.

Pintura com água

Não precisa usar apenas tinta. Em um dia de calor, a água também é uma ótima forma de fazer pintura. Isso pode ser em um muro ou parede. Também é uma oportunidade para ensinar um pouco de história da arte para as crianças, mostrando o estilo de pintura de Jackson Pollock, por exemplo. Parece ter sido divertido.

Com água já dá pra brincar de fazer obra de arte e, se quiser fazer uma intervenção em uma peça famosa, sem problemas. Use a criatividade e vá em frente!

Mona Lisa divertida

Faça uma intervenção. Crie algo com os seus filhos a partir de uma obra que já exista ou seja famosa. É uma forma de fazer uma nova obra, de recriar. O exemplo é de um quadro da Mona Lisa. Basta procurar a imagem que quiser de um quadro na internet, imprimir e deixar alguns materiais para a criança colocar a criatividade em ação.

Desenho secreto

Já pensou em fazer um desenho secreto? Pois aqui está a dica. Você vai precisar de um papel com pelo menos 120g, uma vela, tesoura, tinta aquarela, pincel e um copo com água. A grande chave é cortar o pavio da vela para que ela vire uma espécie de “lápis sem grafite”. O desenho não ficará visível no papel e será preciso usar a aquarela para revela-lo. Clique aqui para ver mais.

Pintura com limão

Outro jeito de pintar é usando limão! Acredita? Você só precisa de papel, limão e um pincel. O mais legal é o efeito que o limão causa na contraluz. Aprenda mais como exemplo.

 

Resumo

Meninas e meninos nessa faixa etária ainda brincam? Brincam sim! Nessa lista você encontra diferentes ideias de como incentivar a imaginação dos pequenos
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp