Carregando...

Aprenda a fazer um baião de dois “versão baby”

Uma adaptação desse clássico da culinária nordestina para o paladar em construção dos pequeninos (a partir dos 7 meses)
Baião de dois iStock
  • Publicado em: 29.10.2015
  • Atualização: 01.07.2018
da Redação

Se você é um apaixonado pela gastronomia do Nordeste, provavelmente sabe que a receita original de baião de dois leva carne de sol, feijão de corda, torresmo, arroz, queijo coalho, manteiga de garrafa e coentro. Improvável pensar em oferecer isso tudo para os pequenos, mas o nosso parceiro Primeiras Colheradas prova que é possível criar um atalho até esse prato que é um clássico da cozinha brasileira.

Como os ingredientes originais são muito fortes para o paladar em construção dos pequenos, a chef Tammy Achkar resolveu fazer uma “versão baby”. Como resistir?

O feijão de corda tem um sabor bem característico e combinado com o coentro fica perfeito. “Por isso os mantive na nova versão. Para ficar mais nutritivo, adicionei quinoa, que é uma fonte poderosa de fibras. Usei arroz arbóreo para dar cremosidade no lugar da manteiga de garrafa e por fim troquei o queijo por abóbora para dar um toque macio e adocicado”.

O prato é indicado para bebês a partir dos sete meses, e pode ser servido amassado.

Confira a receita! 

Ingredientes

  • 1 xícara de arroz arbóreo
  • 1/4 xícara de quinoa em grãos (deixada de molho e remolho por 12 horas)
  • 1 xícara de feijão de corda (deixado de molho e remolho por 2 horas)
  • 150g de músculo
  • 1 cebola
  • 1/2 dente de alho
  • 1/2 cenoura
  • 1/2 salsão
  • 1/2 abóbora paulista cortada em cubinhos e cozida no vapor
  • Coentro a gosto picado
  • Fio de azeite
  • Sal a gosto

Como fazer?

Numa panela de pressão junte a carne, metade da cebola, a cenoura em rodelas grandes e o salsão em pedaços grandes. Coloque água ate cobrir e sobrar dois dedos. Feche a panela e conte 10 minutos após pegar pressão. Desligue o fogo e deixe a panela perder a pressão naturalmente. Enquanto isso, pique a cebola e o alho. Coloque um fio de azeite numa panela. Junte o alho e a cebola e refogue até amolecer. Junte o arroz e a quinoa. Refogue até que os grão de arroz estejam com as pontas transparentes e o meio opaco. Abra a panela de pressão e com a ajuda de uma concha e uma peneira retire o caldo de carne que se formou e jogue-o sobre o refogado de arroz e quinoa. Coloque o caldo até cobrir e sobrar três dedos de liquido. Abaixe o fogo da panela de arroz e deixe cozinhar. Enquanto isso, coloque o feijão dentro da panela de pressão junto com a carne e corrija o nível de liquido com água, até cobrir e sobrar três dedos. Feche novamente e leve para cozimento por mais 15 minutos contatos a partir da pressão. Observe a panela de arroz para não queimar e se precisar junte um pouco de água para acabar o cozimento. Deixe a panela de pressão perder naturalmente a pressão. Abra a panela, separe a carne e desfie-a (você pode usar a batedeira para facilitar essa etapa). Separe o feijão de corda com a ajuda de uma peneira dispensando o caldo (queremos o feijão bem sequinho).

Finalização

Numa tigela (bowl) junte o arroz com quinua, o feijão, a carne desfiada, a abobora e o coentro. Misture bem. Três gotinhas de limão realçam o sabor como um passe de mágica.

 

 

 

Resumo

A receita do baião de dois versão baby é da chef Tammy Achkar, e é indicada para bebês a partir de 7 meses. Aqui, o arroz arbóreo cremoso faz as vezes da manteiga de garrafa, e o queijo coalho é substituído por abóbora.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp