‘Evolução para todes’ provoca o interesse infantil pela ciência

Projeto propaga saberes científicos por meio de uma linguagem acessível, lúdica e inclusiva
Divulgação/arte Lunetas
  • Publicado em: 19.03.2021
da Redação

Uma série de animações produzidas pelo projeto “Evolução para Todes”, desenvolvido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), pretende estimular crianças e jovens a se interessarem por ciência, arqueologia, antropologia e evolução humana a partir de referências da cultura brasileira e da construção de novas narrativas da nossa história. 

Ao abordarem conceitos científicos sobre teoria da evolução e origem da humanidade, por exemplo, de forma divertida e educativa, as produções despertam questionamentos e mais criatividade entre os pequenos ao mesmo tempo em que estimulam a participação de mais pessoas negras e mulheres no fazer científico.

Após tentar responder à pergunta clássica “De onde viemos?”, no segundo episódio da série, a pequena exploradora Mari, de 7 anos, agora já crescida, é uma cientista que explora a teoria da evolução e ancestralidade. Com o título “Nossa origem”, o episódio coloca em destaque a cultura afro.

Pela democratização da ciência
O projeto “Evolução para Todes – Compartilhando a Ciência” tem como objetivo promover narrativas mais inclusivas e construir novos diálogos, em especial com pessoas negras e mulheres, para trazer inclusão racial e de gênero ao contexto da divulgação científica. Os conteúdos são produzidos pelo Laboratório de Arqueologia e Antropologia Ambiental e Evolutiva (LAAAE) em parceria com pesquisadores do Instituto de Biociências e do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, com apoio do Instituto Serrapilheira. Para compartilhar essa ideia, acesse o link para download. Em breve, você vai poder conferir a versão dos dois episódios com tradução em Libras.

Resumo

‘Evolução para todes’ é uma série de animações infantis que busca compartilhar saberes científicos por meio de uma linguagem acessível, lúdica e inclusiva.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail

Últimos posts