ONG lança livro online e gratuito sobre acolhimento familiar

Tire suas dúvidas sobre as diferenças entre as modalidades acolhimento familiar, acolhimento institucional, adoção e apadrinhamento afetivo
Acolhimento familiar iStock
  • Publicado em: 06.12.2019
da Redação

O Instituto Geração Amanhã, organização sem fins lucrativos que trabalha para incentivar o acolhimento familiar e a adoção de crianças e adolescentes no Brasil acaba de lançar um material online e gratuito para orientar famílias que querem ser um lar temporário para uma criança ou jovem. O e-book “Acolhimento familiar – características, vantagens e como funciona” foi criado com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas sobre essa modalidade de proteção à infância no país. São crianças e adolescentes que vivem em instituições de acolhimento, e que precisaram ser afastadas de suas famílias de origem em função de condições de risco e vulnerabilidade.

Dentre as informações do livro, estão esclarecimentos sobre as diferenças entre as modalidades acolhimento familiar, acolhimento institucional, adoção e apadrinhamento afetivo.

Afinal, o que é acolhimento familiar?

Apesar de não ser muito conhecido no Brasil, o acolhimento promovido por uma família é uma política pública e uma forma de abrigar temporariamente uma criança que vivencia o afastamento de seus entes biológicos – o que pode acontecer por motivos diversos, como negligência da família, pais ou responsáveis com dependência química, suspeita de violência ou abuso, encarceramento dos pais ou abandono.

Assim, em vez de esperar decisões judiciais relacionadas ao seu destino em uma instituição, a criança espera vivendo com uma família que se candidata para recebê-la.

Muitas famílias que pensam em acolher uma criança ficam em dúvida em relação a uma série de fatores, como, por exemplo, se há contato com a família de origem do acolhido, ou quais os pré-requisitos e a documentação necessária para ser uma família acolhedora. Este material funciona como guia para essas e outras dúvidas que possam surgir sobre o tema.

Além disso, o material traz também informações atualizadas e seguras sobre legislação que diz respeito ao acolhimento familiar e conteúdos sobre infância. Para receber o seu, basta preencher um formulário simples no site do Instituto Geração Amanhã, com nome completo, contatos, cidade e Estado. Clique aqui para saber mais e fazer download do seu e-book.

Leia mais:

Família acolhedora: política pública garante família provisória

Resumo

Muitas famílias que pensam em acolher uma criança ficam em dúvida em relação a uma série de fatores, como, por exemplo, se há contato com a família de origem do acolhido, ou quais os pré-requisitos e a documentação necessária para ser uma família acolhedora.
Ir para o início
Alguma dica ou sugestão? Encontrou um erro? Clique aqui e compartilhe com a gente!

Tenha Lunetas no seu e-mail ou WhatsApp