De amigo secreto a karaokê natalino, junte a família e chame as crianças e os adolescentes para colecionar momentos em uma das épocas mais especiais do ano
Transformar a noite de Natal em memórias afetivas pode ser mais divertido se toda a família entrar no clima de brincadeira. A ideia é reunir os tios, avós, primos e amigos para aproveitar a festa natalina com brincadeiras temáticas.
Antes de abrir os presentes, que tal concentrar a euforia das crianças em brincadeiras de Natal? Pode ser um tradicional amigo secreto ou aqueles desafios do momento que aparecem nas redes sociais. O importante é envolver toda a família, chamar as crianças e os adolescentes e colecionar histórias divertidas.
Não precisa de tanta produção, apenas os elementos que a noite de Natal já oferece: comidas, músicas e afeto. Então, a proposta é movimentar o encontro com ideias animadas e, claro, sair um pouquinho das telas.
Para transformar a ceia em festa, o Lunetas preparou uma lista com brincadeiras adaptadas para o tema natalino. Confira e vamos todos brincar:
Muitas famílias fazem o famoso amigo secreto na noite de Natal, mas é possível variar a forma de descobrir o amigo de cada um no dia da troca de presentes.
Como brincar: escreva os nomes dos participantes em um papel e recorte cada um. Depois, dobre e faça o sorteio. No dia da troca de presentes, proponha que todos façam na hora um desenho bem colorido e divertido do seu amigo secreto, com detalhes e objetos relacionados àquela pessoa.
Panetone, farofa, uva-passa são itens tradicionais na ceia natalina. Nesse cardápio temático, que tal fazer a “trend” registrando o que cada pessoa levou com a inicial de seu nome?
Como brincar: cada pessoa leva um prato ou uma sobremesa ou uma bebida com a inicial do seu nome. Exemplo: Ana, leva o arroz; Bento, leva um bolo; Carol, leva um chocolate. A ideia é fazer um vídeo divertido de cada pessoa falando seu nome e sua comida. Depois, é só compartilhar em família e colecionar essa lembrança.
A clássica brincadeira com papel e caneta para explorar o vocabulário das crianças. Agora, a proposta é criar categorias natalinas.
Como brincar: em uma folha de papel, faça colunas e escreva categorias como: “presentes”, “comidas de Natal”, “filmes natalinos”, “personagens” e “músicas de Natal” (você pode criar mais categorias). Sorteiem juntos uma letra inicial e comecem a brincadeira.
Dizem que é impossível, mas como o Natal tem seus milagres, não custa tentar. Você vai precisar de uma luva térmica de cozinha e uma caixa de presente empacotada.
Como brincar: cada pessoa tem dez segundos para tentar desembrulhar o presente e tirá-lo da caixa. Se não conseguir, passa a vez. Se conseguir, ganha um prêmio (um chocolate ou o próprio presente, que pode ser uma caixa de bombom).
Crie uma playlist com canções natalinas, arrume uma caixinha de som ou uma smart TV e vamos cantar.
Como brincar: no YouTube tem várias opções de vídeos em karaokê. Basta procurar as opções da lista de canções natalinas, formar duplas ou grupos e cantar com toda a família.
Surpreenda os convidados com uma apresentação de Natal divertida no meio da festa.
Como brincar: ensaie com tios, sobrinhos e amigos uma coreografia de música de Natal. Combine o momento de apresentar sem anunciar para os convidados. A ideia é surpreender e contagiar as pessoas para que todas aproveitem a apresentação.