Elas não usam capa, mas são heroínas e tanto, e ampliam o repertório de histórias dos pequenos
Apresentar livros com personagens femininas e protagonistas de diversos perfis ajuda as crianças a criarem uma visão mais ampla e diversa do mundo. Conheça essas 8 heroínas selecionadas pelo nosso parceiro A Taba.
As mulheres são minoria entre as autoras e também aparecem menos entre as protagonistas de livros infantis. Por isso mesmo, apresentar a uma criança personagens de perfis e gêneros variados ajuda a construir uma representação mais ampla e diversa da realidade, onde as meninas também podem ser quem elas quiserem ser.
Pensando nisso, nosso parceiro editorial A Taba preparou uma lista de 8 personagens femininas marcantes escritas por 8 autoras incríveis. Confira:
Nesta história de superação da escritora brasileira Ana Maria Machado, uma princesa é levada à torre do palácio por discordar de seu pai. Contudo, nesse momento, percebe que o mundo é mais amplo do que imaginava, e faz novos amigos, estuda e descobre como resolver um problema sério do reino.
Escrito nos anos 80, este livro traz jogos e ilustrações divertidas para contar a história de uma princesa que não quer se casar, apesar da insistência de sua mãe. Assim, ela cria uma série de provas desafiadoras para os príncipes que desejam desposá-la.
A premiada autora deste livro criou esta personagem como presente para a filha em seu aniversário de 10 anos. Na série de livros, Píppi, uma garotinha que vive com um cavalo e um macaco, vive muitas aventuras com seus vizinhos Tom e Aninha.
A consagrada escritora ítalo-brasileira narra a trajetória de uma tecelã que sai em busca de um companheiro. No entanto, quando o encontra, ele se mostra mais um vilão do que um príncipe, oprimindo a moça de várias formas.
Neste livro surpreendente, o texto e as ilustrações se complementam lindamente. Cheia de surpresas, a obra mostra que a chapeuzinho, mesmo pequena, pode ser mais astuta e forte que o lobo, sempre aterrorizador em seu tamanho e ferocidade.
Escrito por uma autora brasileira, este livro apresenta o leitor a Tayó, uma menina que ostenta um lindo cabelo black power, que a mãe ajuda a garota a enfeitar diariamente. Contudo, Tayó conhece pessoas que dizem que seu cabelo é ruim e passa a ter certeza de que elas têm inveja de não poderem ter um cabelo como o seu.
A iraniana Marjane Satrapi encantou o mundo com trechos da sua vida transformados em quadrinhos. Em sua obra, ela revisita o momento da revolução xiita, a repressão vigente em seu país, a história de sua família e seu desenvolvimento até a vida adulta. O livro virou uma animação que concorreu ao Oscar em 2008.
A indiana contadora de histórias Amrita Das conta a trajetória de uma menina que deixa sua cidade para estudar artes. No caminho, ela conhece uma menina pobre, que se encontra sozinha e com fome. Através da narrativa, a autora reflete sobre a condição de meninas e mulheres no mundo todo.