“A mãe pode manter uma garrafinha com água sempre em mãos", orienta o médico Alberto Guimarães
A barriga está enorme e as temperaturas também. Como aliviar os desconfortos que chegam junto com o verão?
Ah, o verão! Sol, calor, dias mais longos: um cenário incrível para quem está de férias ou em condições que favoreçam o descanso e um dia a dia mais flexível. Mas e a gravidez no calor?
Para quem está grávida e levando uma rotina normal de trabalho e/ou estudo, as altas temperaturas podem representar um obstáculo a ser vencido.
Para o obstetra Alberto Guimarães, idealizador do programa Parto Sem Medo, mais do que isso, altas temperaturas são verdadeiros sinais de alerta para gestantes.
“O inchaço pode ser sentido durante toda a gravidez. Como o calor tende a dilatar ainda mais os vasos sanguíneos, a futura mamãe deve procurar alternativas para aliviar a sensação. Entre as alternativas, a drenagem linfática e o consumo de alimentos diuréticos”, explica o médico.
Para as gestantes que não abrem mão de aproveitar a praia, é necessário cuidado com a exposição solar: o filtro solar deve ser passado de duas em duas horas para garantir um rosto sem manchas. Outra dica importante é trocar a calcinha do biquíni no mesmo período, para evitar infecções vaginais.
Guimarães explica ainda que a desidratação é um dos pontos que mais merecem atenção durante o verão, principalmente para as lactantes.
“A mãe pode manter uma garrafinha com água sempre em mãos. É muito importante se manter hidratada durante todo o dia e evitar dores de cabeça e tonturas causadas pela desidratação”, finaliza.
Comunicar erro