Emergência climática e as infâncias: por um futuro no presente

Campanha é um chamado para conter os efeitos da crise do clima e garantir um ambiente saudável para esta e as próximas gerações

Da redação Publicado em 13.09.2021
Foto de uma criança que olha para árvores através de uma janela de vidro
OUVIR

Resumo

O portal Lunetas e mais 10 organizações lançam a campanha “Emergência climática e as múltiplas infâncias: por um futuro no presente”.

A emergência climática promete ser o maior desafio da humanidade: ela coloca em risco a nossa própria existência. Mas é injusto que a responsabilidade dessa crise caia sobre as crianças de hoje (e de amanhã) sem que nós, adultos, façamos algo. Crianças têm direito de viver e crescer em um ambiente seguro e saudável.

Para chamar a atenção das pessoas sobre a relação da crise climática e a garantia de sobrevivência e bem-estar das crianças, nós do portal Lunetas e mais 10 organizações lançamos, nesta segunda-feira (13), o videomanifesto “Emergência climática e as múltiplas infâncias: por um futuro no presente”. Está nas nossas mãos interromper esse cenário e garantir um futuro no presente para as próximas gerações. 

O que você faz diante de uma emergência?
Narrado por uma criança, o vídeo é um apelo para que não se esvazie o significado da palavra “emergência” e nos convida a pensar e agir, juntos, pelo futuro das infâncias. Assista!

O vídeo marca o lançamento de uma série de conteúdos especiais sobre o tema, que serão divulgados a partir do dia 20 de setembro. A série mostrará, ao longo de um ano, os diferentes impactos da emergência climática às crianças brasileiras; caminhos e soluções para combater a crise climática; reflexões e inspirações, por meio de conversas com lideranças ambientais e representantes de movimentos identitários e ancestrais; e a seção A vez das crianças, com conteúdos sobre clima feitos para elas.

Pensar no futuro é pensar nas ações de hoje.
Não deixar que se esvazie o significado da palavra emergência é um dever de todos nós!

“Precisamos garantir que as crianças tenham um futuro no presente”

* Rede de apoio: Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Greenpeace, Instituto Clima e Sociedade, Observatório do Clima, ClimaInfo, Rede Nacional da Primeira Infância (RPNI), Famílias pelo Clima, Plant-for-the-planet e Engajamundo.

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS