3 brincadeiras que ajudam as crianças a exercitar a paciência

Tempo, concentração, foco... quase sempre precisamos, e quase nunca temos. Que tal exercitar brincando?

Tempojunto Publicado em 19.02.2016

Resumo

Paciência: nem sempre a temos quando precisamos, e assim também acontece com as crianças. Então, que tal treinar essa virtude brincando?

Nesta sexta-feira, a Patricia Marinho, do nosso parceiro Tempojunto, ensina brincadeiras  que ajudam as crianças a esperar. “Paciência é uma virtude que eu demorei a desenvolver, mas em casa faz parte da educação das crianças”, diz ela. E não é fácil para elas esperarem a vez. Ela e o marido procuram ensinar aos filhos o valor da paciência desde que eram bebês.

Então, que tal treinar essa virtude brincando? Confira as sugestões!

  • Dar tempo ao tempo

Acho que mais fácil do que ensinar a uma criança que ela precisa esperar por outra ou por um adulto é mostrar a ela a paciência com as coisas da natureza. Afinal, ninguém pode discutir com o tempo, com a chuva e o sol, certo? Plantar é uma brincadeira bem divertida e que trabalha justamente com esta espera.

Você pode começar com o feijão, que germina facilmente no algodão molhado em 3 dias. Tudo que você precisa é algodão molhado, feijão, pote e um lugar perto da janela!

  • Jogos de Tabuleiro

Jogos de tabuleiro, começando com os simples de dados, são muito bons para ensinar às crianças que elas precisam esperar a sua vez para jogar. Com amarelinha funciona da mesma forma.

Então, tire alguns momentos para brincar sem o objetivo de chegar ao final do jogo. Minha sugestão é justamente usar a atividade no processo de educar.

  • História incompleta: “técnica da Sherazade”

Uma coisa que é muito importante quando se trata de ensinar paciência às crianças é saber respeitar o limite delas para isso. “Paciência tem limite!”, já ouviu esta frase? Então, se é assim com os adultos, funciona da mesma forma para seus filhos. Então, ensine-a a esperar, mas por períodos curtinhos de tempo de cada vez. E atenda o que ela pede. Com isso, ela aprenderá que a paciência gera algum benefício. Já aconteceu de você dizer a seu filho “já vou! Espere um instante!” e você se envolver em outra atividade e esquecer o que ele tinha pedido?

Este é o exemplo negativo que você dá. É como se dissesse “estou enrolando você”. Seu filho vai perceber que esse papo de paciência só gera prejuízo e rapidinho ele voltará a querer tudo na hora. Então, enquanto seu filho treina a paciência, treine você a dar atenção, jóia?

Se você tem o saudável hábito de ler um livro ou contar uma história para as crianças, adotar em alguns momentos a “técnica da Sherazade” também ajuda no exercício da paciência e a controlar a ansiedade. Funciona assim: em lugar de ler o livro todo, você para em um determinado ponto e avisa que continuará no dia seguinte. O mais importante disso é você cumprir o combinado.

Comunicar erro
Comentários 1 Comentários Mostrar comentários
REPORTAGENS RELACIONADAS