Trava-línguas, parlendas, mímicas e até cantar! As brincadeiras podem favorecer o aprendizado das primeiras palavras das crianças
Nosso parceiro Tempojunto selecionou dicas incríveis de brincadeira para estimular as crianças a aprender novas palavras. Lembrando que o brincar não é uma ação que deve cobrar rendimento dos pequenos.
As brincadeiras podem ser um instrumento potente de aprendizagem. Com uma atividade lúdica, a criança está em seu ambiente e absorve melhor tudo o que é proposto. Quando os pais brincam com os filhos e se preocupam em trazer novas palavras para aprender, só a conversa em uma brincadeira de imaginação, por exemplo, já é importante para a fixação de um vocabulário mais rico.
Por isso, essa semana o Tempojunto indica brincadeiras para ajudar no a conhecer novas palavras. Mas, antes, vale esclarecer: brincar não é uma ação que precisa dar resultado, ok? Brincar é para brincar! Algumas brincadeiras ajudam, aproximam e ensinam, por isso, os pais e cuidadores odem aproveitar este caminho, mas sem pressão, sem cobrar por rendimento e favorecendo o brincar livre.
Cantar é outra forma incrível de ajudar no desenvolvimento da linguagem. Antes mesmo de falar, os bebês já conseguem reproduzir os sons de uma canção por causa da musicalidade.
A criança fala uma palavra e o adulto repete (sem usar o tatibitati, ou falando a palavra errada. Repita corretamente, mesmo que seu filho não consiga ainda). Em seguida, trocam-se os papéis. Neste momento, aproveite para dizer algo novo. Se possível mostre o que é. Mas evite interromper a brincadeira para explicar cada novidade. A ideia aqui é brincar com o som, mais do que com o significado das coisas.
As crianças dessa etapa já conseguem participar de jogos. Então, que tal imprimir diversas figuras e suas respectivas primeiras sílabas em cartões, misturar, e pedir que o pequeno as organize, formando os pares corretos.
A mímica sempre anima todo mundo. E quando a criança precisa pensar na palavra para expressá-la em gestos é mais uma forma de fixar seu significado numa diversão.
O adulto dá a primeira sílaba e incentiva as crianças a acertarem o que pensou. É geralmente nesta fase também que as crianças que estão na escola começam a aprender formalmente as letras e vocábulos. Muitas instituições de ensino trabalham há tempos com o aprender a partir da realidade dos alunos. Com isso, os nomes dos familiares e dos amiguinhos em geral são as primeiras referências de letras, sílabas e palavras.
Outro estímulo que fará os pequenos cairem na gargalhada são os trava-línguas.
É interessante recitar parlendas para crianças, que numa explicação bem simplificada, são aqueles versinhos com temática infantil (Uni-duni-tê; O Macaco foi à Feira; Salada Saladinha). Por terem rimas, são facilmente memorizadas. E dá-lhe palavras novas!
Jogos de tabuleiro, como palavra cruzada, forca e stop (adedonha) enriquecem o vocabulário e mobilizam toda a família.
Cantar uma música e pedir que a criança adivinhe qual é ou criar dublagens simultâneas para filmes conhecidos também garantem a diversão e o raciocínio de novas palavras e construções de frases. Nesta fase já dá também para brincar com quebra-cabeças de palavras mais complexos, formando a palavra inteira e a imagem correspondente, letra por letra.
Leia mais
Comunicar erro