TV Cultura lança canal no YouTube com clássicos infantis

"Glub-Glub", "Mundo da Lua", "Aventuras de Babar" e muitos outros estão previstos para a programação do canal "Eu vi na Cultura", que acaba de ser lançado

Da redação Publicado em 03.07.2019
Foto do Castelo Rá-Tim-Bum com os personagens: Victo,Nino, Zequinha, Biba, Pedro. Ambos estão juntos apreciando um passarinho
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Resumo

Desenhos e programas infantis da TV Cultura que marcaram gerações, como Castelo Rá-Tim-Bum e Mundo da Lua, acabam de ganhar um endereço para chamar de seu. Clique aqui para saber mais sobre o projeto "Eu vi na Cultura".

Para atender à nostalgia dos fãs dos programas e desenhos infantis das décadas de 80 e 90, a TV Cultura anuncia seu novo canal no YouTube, “Eu vi na Cultura“, criado com o objetivo de veicular clássicos que marcaram gerações. Dentre eles, “Mundo da Lua”, que eternizou o personagem Lucas Silva e Silva, “Glub-Glub”, apresentado por dois peixinhos curiosos sobre o mundo, e o carro-chefe da programação da emissora, “Castelo Rá-Tim-Bum”. O público poderá reviver alguns dos personagens mais queridos da televisão brasileira, como o menino Nino, o eterno curioso Zequinha, a desconfiada Celeste, o Gato Pintado e as fadinhas do lustre do castelo, Lara e Lana.

Novidades da TV Cultura no YouTube

O canal irá disponibilizar semanalmente episódios de atrações que fizeram parte da infância de milhares de brasileiros. O novo endereço oferece ainda uma oportunidade para os pais que buscam conteúdo infantil de qualidade na internet, já que o canal também vai apresentar às crianças de hoje produções com grande valor educativo, livre de publicidade infantil ou características nocivas para seu desenvolvimento.

As primeiras séries que chegam ao canal são “Mundo da Lua”, com dois episódios disponíveis toda terça-feira, e Ilha Rá Tim Bum, com dois episódios publicados a cada quinta-feira. Desenhos que deixaram saudade, como “O pequeno urso” e “As aventuras de Babar” também estão previstos para entrar na programação. O canal planeja também uma maratona de 12 horas, levando ao ar uma série de episódios de programas e desenhos preferidos do público. Para saber mais, acompanhe o “Eu vi na Cultura”, e inscreva-se para receber notificações de novos conteúdos.

A iniciativa faz parte da estratégia da emissora de resgatar seu acervo histórico e investir esforços em plataformas digitais. O projeto está sendo dirigido pelo produtor José Bonifácio de Oliveira Sobrinho – mais conhecido no meio artístico Boni -, que lidera o Conselho Artístico do canal mantido pela Fundação Padre Anchieta e Governo do Estado de São Paulo.

Publicidade infantil, um alerta constante

Porém, valem algumas ressalvas: é preciso lembrar que, apesar de os canais que indicamos aqui no Lunetas não fazerem uso de publicidade e nem venderem produtos em seus vídeos, a plataforma em si o faz. Nos termos de uso da plataforma, há um aviso de que os conteúdos são indicados para o público acima de 18 anos. Quem já teve a curiosidade de ler os Termos de uso do YouTube? Nele, consta que o usuário, ao usar a plataforma, afirma ter a idade mínima recomendada ou estar autorizado pelos pais.

Por isso, tanto nos vídeos online quanto em qualquer outra atividade da vida da criança, cabe aos adultos responsáveis fazer uma mediação daquilo que elas assistem, ouvem e leem, a fim de evitar conteúdos impróprios, que incitam a violência ou outro tipo de comportamento nocivo. Saiba mais sobre o assunto em nossa matéria sobre os vídeos falsos da Peppa Pig na internet.

Dá o play aqui embaixo para matar a saudade:

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