O interessado em transformar sua rua em uma Rua de Lazer deve procurar a Subprefeitura de sua região
Programa Ruas de Lazer, criado da Prefeitura de São Paulo. fecha cerca de mil ruas, para as crianças se divertirem e brincarem com segurança.
Que tal trocar o vaivém dos carros nas ruas nos finais de semana pela agitação de crianças pulando corda e jogando bola? Este não é um pensamento do passado. Já é realidade em áreas urbanas como em São Paulo: esse é o conceito da rua de lazer.
O programa Ruas de Lazer da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (Seme) fecha aos domingos e feriados cerca de mil ruas para a diversão da população.
Esse é um dos projetos de maior longevidade da Seme, que funciona desde 1976. “A ideia é se apropriar do espaço público ocioso para que os moradores possam resgatar o velho costume de se brincar na rua”, afirma Dineia Mendes, coordenadora do núcleo do lazer do CGPE.
O programa Prioridade Absoluta, iniciativa do Instituto Alana disponibiliza um guia com instruções de como transformar vias comuns em Ruas de Lazer.
O interessado em transformar sua rua em uma Rua de Lazer deve procurar a Subprefeitura de sua região. Uma das exigências é um abaixo assinado, com 2/3 (dois terços) dos moradores favoráveis (1 assinatura por residência). E um conselho que ficará responsável pela coordenação e a realização do croqui, um mapa detalhado da região, mostrando qual rua será fechada para a realização.
Leia mais
Comunicar erro