O trabalho terapêutico nada mais é do que um espaço de confiança em que a criança pode trazer questões com as quais ainda não consegue lidar
Afinal, para que fazer uma terapia na infância? E como saber quando ela é necessária? De que forma esse trabalho acontece? Quais critérios a considerar na hora de escolher um profissional para realizá-lo? Confira no texto do nosso parceiro Toda Criança Pode Aprender
Você já ouviu falar de terapia para crianças? Este é um tema que traz muitos questionamentos e que nem toda família está preparada para lidar. O Toda Criança Pode Aprender escreveu sobre como uma intervenção terapêutica pode contribuir para o desenvolvimento das crianças.
Mudanças muito marcantes de humor e de atitude, comportamentos exageradamente repetitivos, atos muito agressivos e/ou sexualizados frequentes e sem razão aparente, complicações ao comer, defecar, urinar, brincar, dormir ou se comunicar, dificuldades cognitivas importantes e adoecimentos crônicos são alguns dos sinais relevantes para se pensar na possibilidade de um trabalho terapêutico.
É claro que o desenvolvimento infantil não é linear e envolve passar por altos e baixos, sem que isso indique de forma conclusiva a demanda por um atendimento profissional. Entretanto, quando a questão aparece com muita intensidade, é necessário avaliar se a criança não está precisando de ajuda.
O tipo de auxílio a buscar também precisa ser analisado, lembrando que o uso de medicações pode ser prejudicial e deve ser ponderado de caso a caso.
Comunicar erro