Afinal, a base de uma comunicação afetiva e verdadeira é a empatia, e, para ela existir, é preciso um verdadeiro interesse nas crianças
"O que fez você sorrir hoje?". Ideias para treinar a escuta das crianças e praticar uma comunicação muito mais afetiva e interessante.
Os pais querem saber. De tudo. Porém, nem sempre as crianças querem falar. Ou, às vezes, contam menos do que os pais gostariam. Comunicação é a base de qualquer relacionamento saudável, mas nem sempre é tarefa fácil. Então, que tal investir em uma educação afetiva e em abordagens mais empáticas, que revelem um interesse genuíno pelas vivências da criança?
O blog Tudo sobre minha mãe, de Camila Furtado e Fabiana Santos, preparou uma lista de 40 perguntas para ajudar os pais e cuidadores a iniciar uma conversa realmente significativa com os pequenos. São ideias simples e criativas de como substituir o tão batido “como foi na escola hoje?”. Afinal, como diria Adélia Prado, “todo diálogo começa no ouvido”, e bom mesmo é deixar as crianças falarem abertamente.
Vamos treinar a escuta ativa das crianças? Confira essas dicas de comunicação afetiva:
Leia a lista completa, com outras sugestões para colocar em prática uma comunicação afetiva.
Comunicar erro