Para facilitar o dia a dia com as crianças, receitas simples que cabem na rotina dos pais e cuidadores
A hora da refeição também pode ser um momento de troca e convivência.
O hábito alimentar da criança se forma desde o começo da sua vida e o exemplo é fundamental para ensinar as crianças a se alimentarem de forma saudável e balanceada. Então, que tal preparar receitas simples que agradem ao paladar tanto de adultos quanto de crianças?
A seguir, nosso parceiro Delícias do Dudu indica 10 receitas que são muito gostosas, e também saudáveis.
Confira!
Refogue em uma panela alho e cebola no azeite até dourar. Em seguida, refogue o frango. Quando estiver dourado, adicione a abobrinha e deixe cozinhar junto. Quando estiverem cozidos, reserve enquanto prepara o molho. Para fazer o molho, refogue cebola na manteiga, adicione farinha de trigo e vá adicionando o leite enquanto mexe, até o molho engrossar. Quando estiver pronto, reserve. Coloque o espinafre em uma panela e cozinhe até ele murchar. Escorra a água e bata no liquidificador o espinafre, cheiro verde, creme de leite e sal. Acrescente essa mistura ao molho branco. Por fim, misture o frango e a abobrinha ao molho com espinafre, cubra com parmesão ralado e leve ao forno para gratinar.
Para começar, misture os ingredientes com a carne, até virar uma mistura homogênea. Reserve. Para fazer o recheio, bata no liquidificador a ricota com o espinafre escaldado (colocar na panela até murchar e escorrer a água que solta) e um pouco de iogurte natural integral pra ajudar a bater. Cuidado para não ficar muito mole. De volta à carne, use metade para preparar “hamburguinhos” (o tamanho fica à sua escolha), a outra metade você vai usar para colocar por cima. Coloque uma colherada de recheio em cada um. Com a outra metade de carne, faça partes iguais às primeiras e cubra a carne. Com as mãos, vá apertando e juntando as bordas. Use uma colher de manteiga para deixar dourar os dois lados do polpetone. Em seguida, coloque os polpetones em um pirex que possa ir ao forno, com molho de tomate por baixo e por cima. Cubra com mussarela em fatias e orégano. Leve ao forno (180 graus) por aproximadamente 15 minutos e está pronto para comer.
Comece preparando o molho bechamel: refogue a cebola na manteiga, misture a farinha de trigo, em seguida o leite, a noz moscada e sal a gosto. Mexa até levantar fervura e engrossar. Deligue e reserve. Em seguida, fatie as 3 abobrinhas em sentido longitudinal, quanto mais finas forem as tiras, melhor. Para o recheio, misture o requeijão com o tomilho e reserve. Para fazer, passe o recheio na abobrinha crua e faça rolinhos. Faça isso com todas as fatias, e acomode os rolinhos em uma travessa. Por fim, cubra com o molho bechamel e parmesão ralado. Leve ao forno para assar por aproximadamente 25 minutos, a 180 graus, e estará pronto para comer.
Para fazer, fatie em rodelas finas todos os ingredientes. Em uma travessa, coloque azeite no fundo, em seguida cubra com uma camada de berinjela. Faça uma camada de tomate, cebola, alho, sal a gosto, ramos de tomilho e bastante azeite. Faça mais uma camada de berinjela e jogue o restante dos vegetais e os pimentões. Regue com azeite e sal a gosto. Cubra com papel laminado e leve ao forno (180 graus) por em média 40 minutos. Amasse com o garfo e está pronto para comer.
Doure a cebola e em seguida refogue o peito de frango (use azeite). Quando o frango estiver dourado, adicione 300ml de água e reserve. Dissolva 1 colher de fécula de batata com água e reserve. Adicione ao frango cozinho os legums crus picados (menos a couve chinesa), adicione 1 colher de óleo de gergelim e deixe cozinhar tampado por aproximadamente 8 minutos. Destampe e adicione 120 ml de shoyo. Adicione a couve chinesa e a fécula dissolvida para engrossar o molho e dar cremosidade. Em seguida, cozinhe o macarrão na água com sal e reserve. Para servir é só misturar os legumes ao macarrão.
Para fazer o molho, refogue a cebola na manteiga e deixe dourar. Acrescente o leite e o cream cheese, tempere com sal, manteiga e noz moscada. Dissolva a fécula de batata em um pouco de leite. Espere ferver e misture a fécula dissolvida, mexendo para não empelotar, até engrossar. desligue o fogo. Misture a couve flor roxa ao molho branco. Em uma travessa refratária, misture uma camada de molho, uma de queijo e uma de massa, sucessivamente, até chegar ao final da forma. Termine com uma camada de queijo. Leve ao forno (180 graus) por, aproximadamente, 25 minutos.
Corte o alho poró em rodelas e leve ao fogo junto do leite e deixe ferver por 5 minutos em fogo baixo. Separe o alho poró do leite e reserve os dois (use uma peneira). Em uma panela, derreta uma colher de manteiga. Misture as duas colheres de farinha, sempre mexendo com o auxílio do fouet para não empelotar. Adicone o leite aos poucos, enquanto mexe sem parar para não empelotar. Deixe engrossar e misture o alho poró e as gemas. Misture bem, desligue o fogo e reserve. Bata as claras em neve e misture ao restante do suflê. Unte as forminhas onde colocará o suflê, e jogue queijo parmesão por cime. Leve ao forno baixo até ficar dourado.
Bata as claras em neve e reserve. Triture a cenoura e a abobrinha. No liquidificador, bata com leite o tomate, cheiro verde, orégano, cebola, tempero de alho caseiro e sal. Misture as gemas com a clara e os legumes triturados. Em seguida, adicione os temperos e mexa bem. Coloque tudo em uma forma untada e leve ao forno por até 25 minutos (180graus).
Comece hidratando o funghi. Para fazer isso, ferva água e deixe o cogumelo de molho. Cozinhe a batata baroa na água já com sal. Amasse a batata e misture o ovo e os 100g de farinha de trigo. Para enrolar o nhoque, higienize uma bancada, forre de farinha e vá enrolando a massa em cima da farinha polvilhada. Faça “minhocas” com a massa e corte em pedacinhos pequenos. Para cozinhar, basta ferver a água, colocar aos poucos os nhoques e retirar assim que eles começarem a boiar. Para fazer o molho, esprema o funghi para retirar o excesso de água (guarde essa água) e triture no processador para os pedacinhos ficarem bem pequenos. Em uma panela, coloque uma colher de manteiga, meia cebola picada em cubinhos e deixe dourar. Adicione uma colher de sopa cheia de farinha de trigo e misture. Em seguida adicione o leite. Misture a água do funghi ao molho, junto com o funghi triturado e o brócolis cozido e picado. Por fim, adicione o creme de leite fresco e salgue a gosto. Para comer, basta jogar o molho no nhoque e um pouco de parmesão ralado por cima.
Misture a farinha na manteiga e acrescente o sal e os ovos. Misture com as mãos até a massa ficar homogênea. Se ela estiver esfarelando, acrescente manteiga. Usando as mãos, forre o fundo da forma e as laterais com a massa. Para fazer o recheio refogue no azeite cebola, alho, o peito de frango (previamente cozido na água com alecrim e sal, e depois desfiado), 2 tomates e 2 abobrinhas pequenas cortadas em cubinhos. Adicione o cheiro verde ou demais temperos. Para finalizar, adicione 1/2 xícara de água com 1 colher de café de fécula de batata dissolvida. Coloque o recheio na massa e cubra com o restante de massa. Pincele uma gema por cima e asse por aproximadamente 20 minutos (no forno pré-aquecido a 180 graus).
Comunicar erro