O evento mais aguardado do cinema mundial já tem data marcada para acontecer: é no próximo dia 27 de março. Enquanto isso, a lista dos indicados ao Oscar 2022 saiu hoje (8) e o Lunetas selecionou cinco animações infantis que estão concorrendo nas categorias de “Melhor longa-metragem de animação” e “Melhor curta-metragem de animação”. Todos estão disponíveis em plataformas de vídeos sob demanda para você preparar uma sessão em casa com as crianças.
Entre as indicações, as produções infantis destacam a importância das relações familiares, a aceitação pessoal, o protagonismo das crianças e suas soluções para encarar desafios e incertezas, que podem ser comparados com essa pandemia. Além disso, as histórias dos filmes refletem de maneira sensível questões contemporâneas como conflitos geracionais, uso de tecnologia e a luta contra um futuro distópico. O termo distopia vem do grego e significa “lugar ruim”. Ele se refere a uma sociedade imaginária do futuro em que tudo se organiza de forma opressora.
Apesar de produções originais dos gigantes Disney Plus e Netflix terem tomado conta da competição, a preocupação com a representação da diversidade cultural está presente em filmes como “Raya e o último dragão” (Sudeste Asiático), “Luca” (Itália) e “Encanto” (Colômbia – América Latina). Essa maior identificação das crianças nas telas pode auxiliar meninos e meninas em suas jornadas particulares.
Veja animações infantis indicadas ao Oscar 2022:
-
1. ‘Luca’
O filme conta a história de Luca, um monstro marinho tímido, porém curioso e entusiasta de novas descobertas. Ao conhecer Alberto, ele resolve explorar o mundo desconhecido da superfície. Contudo, toda a diversão é ameaçada por um segredo: ninguém do vilarejo pode descobrir que eles se transformam em monstros quando entram em contato com a água. A partir dessa metáfora, “Luca” trata de temas importantes para a infância como a autonomia dos pequenos e a empatia para aceitar as diferenças.
Direção: Enrico Casarosa e Andrea Warren
Indicação ao Oscar 2022: Melhor animação
Onde assistir: Disney Plus
-
2. ‘Encanto’
O filme “Encanto” conta a história dos Madrigal, uma família extraordinária que vive em um povoado na Colômbia. Cada membro tem um dom especial: força excepcional, a perfeição de criar flores ou o poder de curar através da comida. Exceto Mirabel, a única criança sem nenhum dom aparente. Quando uma ameaça coloca em risco o milagre que originou toda a magia, Mirabel pode ser a última esperança de sua família. Com muita magia, o filme nos permite refletir sobre empatia, relações familiares e pertencimento.
“Encanto” também se destaca na corrida do Oscar 2022 pelas músicas compostas por Lin-Manuel Miranda, concorrendo na categoria “Melhor trilha sonora”. Já o sucesso “Dos oruguitas”, que embala a história da Abuela Madrigal e o surgimento dos poderes mágicos da família, compete pelo título de “Melhor canção original”. Interpretada por Sebástian Yatra, a música fala sobre determinação, união e fé na vida para buscar outros futuros possíveis.
Direção: Jared Bush, Byron Howard e Charise Castro Smith
Indicações ao Oscar 2022: Melhor animação, Melhor trilha sonora e Melhor canção original
Onde assistir: Disney Plus
-
3. ‘Raya e o dragão’
Há 500 anos, humanos e dragões viviam em harmonia na terra mágica de Kumandra. Diante de uma catástrofe, os seres fantásticos se sacrificaram para salvar o mundo de uma força maligna. Com o passar dos anos, essa proteção antiga se enfraquece e uma jovem guerreira chamada Raya embarca na missão de encontrar o último dragão para restabelecer o equilíbrio. Com paralelos em relação à pandemia, a história traz uma mensagem poderosa sobre a união dos povos e a necessidade de conviver de maneira harmoniosa com a natureza e com tudo que nos cerca.
Direção: Ari Folman
Indicação ao Oscar 2022: Melhor animação
Onde assistir: Disney Plus
-
4. ‘A família Mitchell e a revolta das máquinas’
A história acompanha a mudança de uma adolescente supercriativa recém-aprovada no vestibular para a faculdade. A tranquilidade da viagem em família é interrompida quando aparelhos eletrônicos se revoltam e começam uma caça aos seres humanos. A família Mitchell precisará encontrar uma maneira de fortalecer seus laços enquanto buscam salvar o mundo da ameaça dos robôs. Com diferentes técnicas de animação, o filme nos convida a reconhecer a fortaleza presente nos defeitos e nas qualidades de cada um.
Direção: Kurt Albrecht, Phil Lord e Christopher Miller
Indicação ao Oscar 2022: Melhor animação
Onde assistir: Netflix
-
5. ‘A sabiá sabiazinha’
Criada por uma família de ratos, a Sabiá Robin nunca se sentiu realmente aceita em sua comunidade. Ao ouvir uma história sobre como os humanos fazem pedidos à estrela da árvore de Natal, a sabiá decide imitar o gesto e pedir para que se torne um rato, como seus parentes adotivos. A animação de 30 minutos é uma metáfora para as nossas jornadas em busca do autoconhecimento e aceitação.
Direção: Dan Ojari e Mikey Please
Indicação ao Oscar 2022: Melhor curta de animação
Onde assistir: Netflix
Leia mais