Como dar um empurrãozinho na imaginação das crianças? O Minuto Lunetas traz dois caminhos: arte e literatura. Juntos, eles ampliam o repertório e fazem a invenção florescer.
Afinal, se toda criança é um “por que” ambulante, os adultos merecem boas pistas sobre o que responder. O Minuto Lunetas é um quadro curtinho em vídeo em que especialistas respondem, com afeto e objetividade, às questões que rondam a infância. Todo mês, uma pergunta-chave, várias perspectivas e um convite a olhar o mundo de novo.
A pergunta da vez é simples e gigante: como estimular a imaginação das crianças?
Arte e literatura para imaginar mais
Dessa vez, é hora de ouvir Lavínia Rocha, professora de história e escritora. Veja a resposta completa no vídeo acima.
Para Lavínia, estimular a imaginação das crianças é a melhor saída para a educação. Em sala de aula, ela usa a arte como principal ferramenta. Dessa forma, incentiva seus alunos a criar e a imaginar mais, principalmente através da literatura.
Professora e escritora, Lavínia é autora de 18 livros infantis, entre eles “Mas por quê?” e “O mistério da sala secreta”, e é conhecida por usar metodologias criativas em sala de aula. Em 2022, uma dinâmica com a turma do 5º ano viralizou: ao tratar de África, ela mostrou, na prática, como conhecimento liberta — e como repertório amplia as possibilidades de imaginar o mundo.
“A partir das histórias, a gente faz viagens, resolve enigmas, enfrenta desafios, enquanto aprende de forma divertida”, afirma. “Quando as crianças têm acesso a uma educação estimulante e à cultura, elas conseguem criar e ir além.”
De acordo com a professora, o mundo precisa de pessoas criativas para pensar em soluções para os problemas sociais. Portanto, para isso, a imaginação é o principal caminho.

