Ícone do sitePortal Lunetas

Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Uma mulher ajuda um menino com as tarefas da escola. Cada um segura um lápis/caneta e escrevem juntos na folha do mesmo caderno.

A literatura inspira, abre caminhos e pensamentos, e livros podem até ajudar a trabalhar matemática na educação infantil. Afinal, bons livros infantis agregam de diferentes formas, despertando possibilidades de leitura e relações com o leitor.

Na lista a seguir, você encontrará livros de literatura infantil que não ensinam diretamente sobre os conceitos matemáticos, como um livro didático, mas trazem a matemática para dentro da narrativa de forma inteligente e equilibrada, sem abandonar a literatura.

Os títulos poderão apoiar pais, professores e mediadores de leitura na hora de familiarizar as crianças em fase de alfabetização numérica, no ensino das ciências exatas e para exercitar o raciocínio lógico. Anota aí!

“Dez sacizinhos”, Tatiana Belinky e Roberto Weigand (Paulinas) Nesta adaptação de uma antiga parlenda, uma contagem regressiva faz os sacis sumirem cada um de um jeito. A cada página, o número de sacis é representado com a mesma quantidade de um animal escolhido. Por exemplo, quando sobram sete sacis, há também sete joaninhas. A Cuca aparece em todas as cenas, deixando o leitor em dúvida sobre a sua participação no sumiço dos sacis.

“Lá em casa somos…”, Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso (Editora SESI-SP) Em apenas 32 páginas e 14 ilustrações cabem 800.000 fios de cabelo, 78 dedos, 118 unhas, 1.351 ossos… É assim, por meio de muitos e muitos números, que somos apresentados à família que mora nesta casa. Para ler com os 2 olhos vidrados, ouvir o pai contar com os 2 ouvidos atentos, cheirar com as 2 narinas – só não vale devorar com seus 20 dentes afiados!

“Meus porquinhos”, Audrey Wood e Don Wood (Ática) Cada dedinho das mãos é único; mesmo os iguais pertencem a mãos diferentes. Esse livro desperta nas crianças reflexões como “Se cada dedo fosse um porquinho, como eles seriam? “Ao se encontrarem, o que será que fariam?”

“Um abraço passo a passo”, Tino Freitas e Jana Glatt (Panda Books) Em “Um abraço passo a passo”, o leitor é convidado a embarcar na aventura de um bebê que está aprendendo a andar. Com linguagem simples, o texto apresenta palavras do cotidiano das crianças, como números, animais e membros da família.

“O que tem aí?”, Rosinha (Jujuba) Com uma brincadeira de “cadê/achou”, esse livro é um convite para os pequenos leitores, cheios de curiosidade para encontrar bichos que existem e bichos que não existem. A cada virada de flap da página, os bichos aparecem e depois convidam o leitor a adivinhar: “O que tem aí escondido na página?”

“Os problemas da família Gorgonzola”, Eva Furnari (Moderna) Todo mundo tem algum problema e a família Gorgonzola também tem os seus. Só que os deles são um pouco sujos, talvez até imundos. Você tem coragem de botar a mão e resolvê-los?

“Quadrado”, “Triângulo” e “Círculo”, Mac Barnett e Jon Klassen (Moderna) Nesta série de livros, conhecemos os amigos Quadrado, Triângulo e Círculo. O Quadrado tenta fazer uma coisa perfeita como é a Círculo, mas é difícil fazer uma coisa perfeita. Certa vez, o Triângulo prega uma peça no amigo Quadrado… Também vamos descobrir a regra que a Círculo inventa, e como ela precisa resgatar o Triângulo quando ele quebra essa regra.

“Matemática até na sopa”, Juan Sabia e Pablo Picyk (Companhia das Letrinhas) Ao passear com Marcos e seu tio-avô matemático, o leitor irá aprender sobre a importância dos números no dia a dia: o que é um ano-luz, por que os ovos são vendidos em dúzias, o que o círculo tem de tão especial. Os números e as contas estão em todo lugar! Um exemplo de livro informativo que respeita a sensibilidade leitora da criança e mostra a diversão de contar o mundo, sem deixar a narrativa de lado.

* Texto originalmente publicado em A Taba, por Denise Guilherme, mestre em Educação, formadora de professores e consultora na área de projetos de leitura. Foi atualizado com outras sugestões de livros.

** As descrições sobre cada livro foram elaboradas a partir de material disponibilizado pelas próprias editoras.

Leia mais

Sair da versão mobile